HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com previsão de muita chuva para o Paraná e Santa Catarina nos próximos dias

Publicado em 18/01/2021 10:15 e atualizado em 18/01/2021 13:25
Demais áreas do país continuam com previsão de temporal, condição característica do Verão

LOGO nalogo

A passagem de uma frente fria pela região Sul do Brasil deve favorecer a permanência de instabilidade e com previsão de mais chuva na região nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, Paraguai e norte da Argentina favorece as chuvas.

"Até o fim desta semana, esta área de baixa pressão atmosférica vai manter a formação de vários aglomerados de nuvens carregadas sobre quase toda a Região Sul do Brasil. A situação é de alerta, porque vários locais terão tempestades nos próximos dias", afirma a consultoria. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os maiores volumes para o Paraná, com precipitação entre 20 e 40 mm em todo o estado, podendo chegar a 60 mm em pontos da região central do estado.

O modelo também indica condição de chuvas para o extremo norte de Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 40 mm. As demais áreas do estado e o extremo norte do Rio Grande do Sul também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

"Volumes de chuva muito elevados estão sendo esperados especialmente sobre o Paraná  em Santa Catarina.  Várias localidades poderão acumular de 100 a 200mm nos próximos 7 dias", complementa a Climatempo.A única região que deve passar a semana um tempo relativamente seco é a fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. 

Para quarta-feira, dia 20, o modelo indica chuvas ainda mais expressivas para o oeste do Paraná, confirmando as previsões de acumulados acima de 70 mm. Ainda na quarta-feira, o modelo sinaliza para chuvas entre 40 e 60 mm para o leste de Santa Catarina. 

Veja o mapa de previsão nas próximas 48 horas na região Sul: 

48 horas - Sul - Inmet - 1801
Fonte: Inmet 

 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 horas os acumulados mais expressivos de chuva foram registrados na região Sul do Brasil, conforme indicavam as previsões. 

O mapa indica acumulado entre 25 e 40 mm no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o acumulado ficou entre 20 e 30 mm, enquanto o oeste do Paraná registrou precipitação entre 30 e 40. Também foram registradas chuvas em outras áreas do país, porém de maneira pontual. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet - 1801

 

 

Já para as demais regiões do país, a Climatempo destaca que o ar segue deve predominar em parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sertão do Nordeste, enquanto os outros estados seguem com tempo instável. "Há risco para temporais em vários estados do país nesta segunda-feira (18)", afirma.

Para as próximas 24 horas, o Inmet indica chuvas volumosas para o Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20 e 60 mm em algumas áreas do estado. A instabilidade favorece ainda chuvas entre 20 e 30 mm para o sul de São Paulo e chuvas nas mesmas proporções para o Mato Grosso Sul. Há previsão de chuvas para Goiás, porém com volumes mais baixos. 

No Matopiba, os maiores volumes são esperados para o norte do Tocantins, com precipitação entre 20 e 30 mm. Há ainda previsão de chuvas para o Maranhão e Piauí, porém com volumes baixos. Oeste da Bahia deve permanecer com tempo seco durante esta segunda-feira (18). 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1801
Fonte: Inmet 

Fazenda Virtude em Lagoa vermelha - RS Foto: Angélica Mendes
Fazenda Virtude em Lagoa vermelha - RS Foto: Angélica Mendes

Campina da Lagoa/PR Foto: Alacir Galeski
Campina da Lagoa/PR Foto: Alacir Galeski

Fazenda Virtude em Lagoa Vermelha - RS Foto: Angélica Mendes
Fazenda Virtude em Lagoa Vermelha - RS Foto: Angélica Mendes

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário