HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Sexta-feira típica de verão com pancadas de chuva por quase todo o país

Publicado em 22/01/2021 10:21 e atualizado em 22/01/2021 15:43
Segundo Inmet, maiores volumes são esperados para o Centro-Oeste; áreas de instabilidade seguem ativas na região Sul do Brasil

LOGO nalogo

A sexta-feira (22) será mais um dia marcado com as condições típicas do Verão em boa parte do país. De acordo com as previsões da Climatempo, o ar quente e úmido ainda predomina sobre o Brasil e grandes áreas de nuvens carregadas continuam se formando e provocando fortes pancadas de chuvas pelo Brasil. 

"Ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do Brasil, alimentam as áreas de chuva sobre o Mato Grosso do Sul também sobre a Região Sul do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o Amapá", afirma a publicação. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os maiores acumulados para o Centro-Oeste nas próximas 24 horas. A previsão é de chuvas entre 20 e 40 mm em quase todo o estado. No Mato Grosso do Sul, os volumes devem ficar entre 20 e 30 mm. Apenas em Goiás não há expectativa de chuva, já que o vórtice ciclônico segue em atuação na área. 

Também há previsão de instabilidade na parte Sul do Brasil. Comparado com os outros dias da semana, os volumes diminuem, mas ainda há previsão de chuvas para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

No Sudeste, a tendência é de permanência de tempo seco em toda área. "Não há expectativa de chuva apenas para a Grande Belo Horizonte e o centro-norte de Minas Gerais, para o interior da Bahia,  de Sergipe, de Alagoas, no Agreste e no extremo sul do Piauí", complementa a Climatempo. 

Veja o modelo de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2201
Fonte: Inmet 

 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos cinco dias os maiores volumes de chuvas foram registrados na região Sul do Brasil.  

De acordo com os mapas, o estado do Paraná recebeu os maiores acumulados, entre 80 e 100 mm. Em Santa Catarina, os maiores volumes foram registrados no leste do estado, com 100 mm e o Rio Grande do Sul teve os maiores volumes no centro-norte do estado, com precipitação entre 40 e 50 mm. 

Também choveu no Mato Grosso do Sul, com acumulado entre 30 e 50 mm, sendo os maiores volumes registrados no oeste e leste do estado. As mesmas condições foram registradas no norte do Mato Grosso. 

No Matopiba as chuvas ficaram entre 20 mm e 30 mm, enquanto no Sudeste os maiores volumes foram registrados no sul de São Paulo, com acumulados entre 25 e 40 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

Últimos 5 dias - Inmet - 2201
Fonte: Inmet 

A netinha Helena de Carli vistoriando a soja em Cel Vivida-Pr. Foto : Helio de Carli
A netinha Helena de Carli vistoriando
a soja em Cel Vivida-Pr. Foto: Helio de Carli

Soja variedade Raio plantio dia 26 de outubro de Santa Terezinha, São João-Pr produtor, Sérgio Boff
Soja variedade Raio plantio dia 26 de outubro
de Santa Terezinha, São João-PR produtor Sérgio Boff

Integração lavoura pecuária, fazenda Foletto em Jacutinga/RS
Integração lavoura pecuária, fazenda Foletto em Jacutinga/RS

Jean Radin e Ronaldo Bazzan Avaliação AG9021 em Ijuí-RS
Jean Radin e Ronaldo Bazzan Avaliação AG9021 em Ijuí-RS

Nereu Cesar Medeiros emFazenda Reconquista, Jateí MS
Nereu Cesar Medeiros emFazenda Reconquista, Jateí MS

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário