HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Inmet emite alerta laranja para tempestade para todo o Sul do Brasil nesta 4ª

Publicado em 27/01/2021 10:25 e atualizado em 27/01/2021 11:49
Chuvas devem chegar com intensidade, rajadas de ventos e chance de granizo em toda região

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestade em todo o Sul do Brasil. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destacou a publicação oficial. 

Veja o mapa de alerta emitido pelo Inmet: 

Alerta chuvas no Sul - 2701
Alerta é válido para esta quarta-feira (27)
Fonte: Inmet 
 

Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, três sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas em toda região, principalmente no Rio Grande do Sul. "Nós temos um sistema de baixa pressão atuando, uma frente fria passando pelo oceano e o canal de umidade descendo do norte do país que favorecem essas chuvas", afirma o especialista. A tendência é que a chuva seja típica de verão, com chances de rajadas de ventos e granizo em toda área. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo prevê as chuvas serão mais intensas no Rio Grande do Sul. A tendência é de chuvas entre 50 e 70 mm no centro-sul do Brasil e chuvas entre 30 e 50 mm nas demais áreas do estado. 

Para Santa Catarina e Paraná, a previsão indica os maiores volumes na parte oeste do estado, com precipitação entre 30 e 40 mm nas próximas 24 horas. A tendência, segundo o Cosmo, é que a chuva passe rápido pelo oeste do Rio Grande do Sul, aumentando os volumes no norte gaúcho e nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas no Sul do Brasil: 

Chuvas sul - 24 horas - Inmet - 2701
Pacote completo: Chuvas podem chegar com rajadas de ventos e granizo no RS
Fonte: Inmet 
 

 

Nas demais áreas do país, a previsão segue indicando condição de pancadas de chuvas em todo o Centro-Oeste. Segundo o meteorologista, a tendência é que as chuvas aconteçam com mais intensidade no período da tarde, como é característico do verão. 

Os maiores volumes seguem previstos para o norte do Mato Grosso, entre 20 e 40 mm nas próximas 24 horas. Também há previsão de chuvas mais expressivas para o sul do Mato Grosso do Sul. A previsão também indica chance de chuvas para áreas de Goiás, porém com volumes mais baixos. 

O vórtice ciclônico segue em atuação no Sudeste e Nordeste brasileiro, impedindo o avanço da umidade para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, oeste da Bahia e leste de Goiás. "No Sudeste apenas São Paulo pode registrar chuvas pontuais, considerando que o vórtice continua com força", afirma Heráclio. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2701
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário