HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do Inmet destaca avanço das chuvas para Santa Catarina e Paraná nesta 5ª feira

Publicado em 28/01/2021 10:33
Instituto mantém vórtice em áreas do Sudeste, Centro e Matopiba, enquanto NOAA começa mostrar rompimento do sistema

LOGO nalogo

Os maiores volumes de chuvas foram registrados no Sul do Brasil nas últimas 24 horas. Dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que, conforme indicavam as previsões, o Rio Grande do Sul recebeu os maiores volumes de chuvas com acumulados entre 15 e 30 mm. 

Também choveu no Mato Grosso, de forma irregular e com acumulado entre 16 e 20 mm. As demais regiões do país não registraram chuvas expressivas no período.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo Brasil: 

Últimas 24 hroas - Inmet - 2801
Maiores acumulados de chuvas registrados no Brasil nas últimas 24 horas 
Fonte: Inmet
 


Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a tendência agora é que os sistemas em atuação no estado gaúcho avancem para Santa Catarina e Paraná nas próximas 24 horas. "O sistema de baixa pressão atmosférica ainda favorece as chuvas no norte do Rio Grande do Sul, mas o avanço da frente fria vai contribuir para a formação de nuvens em Santa Catarina e no Paraná ao longo desta quinta-feira", afirma a especialista. 

O modelo Cosmo, também do Inmet, prevê chuvas entre 20 mm e 40 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul. A previsão indica chuvas de até 30 mm em Santa Catarina e precipitação de até 50 mm em alguns pontos do Paraná nas próximas 24 horas. 

As áreas de instabilidade também chegam no Mato Grosso do Sul e o extremo sul do estado pode ter chuvas entre 20 e 30 mm. Andrea destaca que ainda no Centro-Oeste, o Mato Grosso mantém a condição para chuvas típicas de verão, acontecendo no período da tarde e os maiores volumes são esperados para o norte do estado. 

Também há previsão para Goiás, porém com volumes baixos e apenas na parte oeste do estado. O vórtice ciclônico segue em atuação no leste de Goiás e ainda impede o avanço das chuvas também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e oeste da Bahia. De acordo com as previsões do Inmet, apenas São Paulo pode ter pancadas de chuvas no período da tarde, consequência do ar quente e úmido, e das temperaturas mais elevadas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2801
Sistemas avançam para Santa Catarina e Paraná nas próximas horas 
Fonte: Inmet 
 

 

Já as previsões da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) começam a indicar o retorno da umidade para Minas Gerais entre 28 e 5 de fevereiro, prevendo o fim do veranico na região. A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quinta-feira (28), indica chuvas de até 50 mm para o sul mineiro. 

Assim como Inmet, o modelo americano também prevê muita chuva para a parte Sul do Brasil no período. A previsão estendida mostra acumulado entre 100 e 125 mm nos três estado da região nos próximos sete dias. 

Entre os dias 5 e 13 de fevereiro, o modelo indica um corte nas precipitações do centro-sul do Rio Grande do Sul, permanência da umidade em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 50 e 90 mm. 

Também neste período, o modelo GFS mostra o retorno de chuvas abrangentes em todo o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba. De acordo com o modelo, as três regiões podem registrar acumulados entre 60 e 100 mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 2801
NOAA indica quebra de veranico, de forma gradual, nos próximos sete dias
Fonte: Inmet 


Rio Grande do Sul região das missões. Foto: Joca Daronch
Rio Grande do Sul região das missões. Foto: Joca Daronch


Início da colheita de soja em Cerejeiras/RO. Prop. Valdir Navarro
Início da colheita de soja em Cerejeiras/RO. Prop. Valdir Navarro

Início da colheita de soja em Cerejeiras/RO. Prop. Valdir Navarro
Início da colheita de soja em Cerejeiras/RO. Prop. Valdir Navarro

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário