HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Sexta-feira com temporais no Sul e Centro-Oeste do Brasil

Publicado em 29/01/2021 10:11 e atualizado em 29/01/2021 12:00
Maiores volumes continuam sendo previstos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

LOGO nalogo

As previsões mais recentes da Climatempo indicam que a sexta-feira (29) será marcada por temporais nas regiões de produção agrícola, no Sul e no Centro-Oeste do Brasi. A consultoria explica que o ar quente e úmido está espalhado por quase todo país. "A circulação de ventos está contribuindo para a formação de nuvens carregadas em todas as regiões do Brasil", afirma. 

Na região Sul, que deve registrar os maiores acumulados, um sistema de baixa pressão atmosféria se desenvolve na Argentina e assim favorece a formação de nuvens carregadas em todo Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê chuvas entre 20 e 30 mm no centro-norte do Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina e no Paraná, a tendência é de chuvas de até 40 mm. "Há condições para pancadas de chuva com raios durante esta sexta-feira em quase todos os estados brasileiros. A maioria destas pancadas deve acontecer durante a tarde e à noite", afirma Climatempo. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes continuam previstos para o centro-norte do Mato Grosso, com precipitação de até 20 mm. Há ainda a previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. Já em Goiás, o vórtice ciclônico segue em atuação e impede a formação de nuvens. 

Além de Goiás, a previsão é de tempo estável com muito e calor intenso também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no interior da Bahia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2901
Fonte: Inmet 

 

 

Nas últimas 24 horas, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuva foram registrados no sul do Brasil.

Conforme já indicavam as previsões, o Rio Grande do Sul registrou os maiores acumulados, entre 15 e 30, com chuvas na maior parte do estado. Também choveu em pontos do oeste de Santa Catarina e Paraná, com acumulados de 20 mm. 

No Mato Grosso do Sul, a chuva chegou apenas na região central do estado e também com acumulados entre 20 e 25 mm. Ainda no Centro-Oeste, também choveu no norte do Mato Grosso, com acumulado entre 30 e 40 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet - 2901
Fonte: Inmet 

 

 

Previsão estendida para todo Brasil: 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira (29), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém o retorno da umidade para Minas Gerais nos próximos dias, prevendo o fim do veranico na região. 

Assim como Inmet, o modelo americano também prevê muita chuva para a parte Sul do Brasil no período. A previsão estendida mostra acumulado entre 100 e 125 mm nos três estado da região nos próximos sete dias. 

Entre os dias 6 e 14 de fevereiro, o modelo indica um corte nas precipitações do centro-sul do Rio Grande do Sul, permanência da umidade em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 50 e 90 mm. 

Também neste período, o modelo GFS mostra o retorno de chuvas abrangentes em todo o Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba. De acordo com o modelo, as três regiões podem registrar acumulados entre 60 e 100 mm no período.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 2901

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rivaldo Ribeiro Maringá - PR

    ...muito boas as aguadas neste mês de janeiro para as lavouras no centro-sul.

    10
    • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

      Tem chovido muito em Mamborê, PR, e faz dias... porém sem ventos e sem granizo... esse ano algumas lavouras já estão dessecadas, porém em porcentagem muito menor que outros anos... por isso, digo que Deus escreve certo por linhas tortas , ... em outros anos muitas lavouras já estavam no ponto de colheita nessa época.

      3