HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Vórtice ciclônico começa a perder força e chuvas retornam para MG, ES, GO e oeste da Bahia

Publicado em 01/02/2021 10:30 e atualizado em 01/02/2021 13:28
Próximas 24 horas serão marcadas por pancadas de chuvas em várias áreas do país

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam o retorno das chuvas para Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e oeste da Bahia ainda nesta semana. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a circulação do ventos na atmosfera começa a favorecer o deslocamento do vórtice ciclônico para região de Pernambuco nos próximos dias. 

Depois de 15 dias sem registrar chuvas, a tendência é que o retorno das chuvas aconteça de forma gradual e pancadas já são previstas para o sul de Minas Gerais nesta segunda-feira (1º). "As chuvas devem acontecer com características típicas de verão, com intensidade e ainda de forma isolada", afirma o especialista. 

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, a partir do dia 4, próxima quinta-feira, a umidade deve chegar com mais força em áreas de Minas Gerais e Goiás, com previsão de precipitação de até 30 mm. A tendência é que o sistema evolua, aumentando as precipitações já no próximo fim de semana em toda área. 

Assim como o Inmet, a atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira pela Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), também prevê o retorno das chuvas em toda área de atuação do vórtice. Segundo o modelo americano, no período entre 1 e 9 de fevereiro, os maiores volumes são esperados para Minas Gerais e Espírito Santo. 

O modelo prevê ainda a continuição das chuvas na parte sul do Brasil, com precipitação entre 50 e 90 mm. As mesmas condições são esperadas para o Centro-Oeste. 

Já para o período entre 9 e 17 de fevereiro, o modelo aponta para uma redução nos volumes das chuvas no centro-sul do Rio Grande do Sul, enquanto a região norte, Santa Catarina e Paraná têm previsão de acumulados entre 60 mm e 70 mm. Também é previsto um aumento nas precipitações no Centro-Oeste no período, com acumulado entre 90 mm e 100 mm.

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: 

NOAA - 0102

 

Segunda-feira com chuvas de verão e calor intenso no Rio de Janeiro

Segundo Mamedes, as próximas 24 horas serão marcadas por pancadas de chuvas em várias áreas do país. Assim como no sul mineiro, as regiões Sul e Centro-Oeste também podem registrar chuvas com intensidade. 

Falando em volumes, os maiores acumulados são esperados em toda faixa oeste da região Sul do Brasil, com precipitação entre 20 mm e 40 mm. 

"De forma geral, a primeira semana de fevereiro ainda será marcada por muito calor e várias pancadas de chuva na Região Sul. No entanto, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica irá manter as instabilidades muito ativas no Rio Grande do Sul no decorrer dos próximos dias", complementa a previsão da Climatempo. 

Já na região Sudeste do país, a previsão destaca a permanência do calor em toda área, sobretudo no Rio de Janeiro. Segundo Mamedes, o estado enfrenta uma intensa onda de calor que deve durar até quinta-feira, dia 4. Em São Paulo, segundo a Climatempo, os dias continuarão sendo marcados com muito sol, calor e pancadas de chuvas rápidas e isoladas. "No entanto, não se pode descartar o risco de temporais", afirma a consultoria.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0102
Fonte: Inmet 

Lavoura de Soja no município de Passo (MG) - Andrea Baquiao
Lavoura de Soja no município de Passo (MG) - Andrea Baquiao

Fazenda Pau Brasil, Grupo Arco-íris em Açailândia/ MA. Foto: Gerson Kyt e Gilson Kyt
Fazenda Pau Brasil, Grupo Arco-íris em Açailândia/ MA. Foto: Gerson Kyt e Gilson Kyt

Fazenda Busetti em Cafelândia/PR. Foto Álvaro Busetti
Fazenda Busetti em Cafelândia/PR. Foto Álvaro Busetti

Curso Profissionalizante na Fazenda Busetti em Cafelândia/PR. Foto: Álvaro Busetti
Curso Profissionalizante na Fazenda Busetti em Cafelândia/PR. Foto: Álvaro Busetti

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário