HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Inmet emite alerta amarelo para tempestade em toda região Sul do Brasil

Publicado em 02/02/2021 10:20 e atualizado em 02/02/2021 11:52
Demais áreas do país podem ter pancadas de chuvas fortes e com raios no período da tarde

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu nesta terça-feira (2) um alerta amarela para tempestade válido até as 23h e em toda região Sul do Brasil. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma o comunicado oficial. 

Veja o mapa com alerta amarelo divulgado pelo Inmet: 

Alerta região Sul - Inmet - 0202
Fonte: Inmet

 

A tendência é que a primeira semana de fereveiro seja marcada por muito calor e pancadas de chuvas em toda área do Sul do Brasil. "No entando, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica irá manter as instabilidades muito ativas no Rio Grande do Sul no decorrer dos próximos dias", completamente a Climatempo. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo, às 10h16 (horário de Brasília), previa chuvas de até 50 mm em algumas áreas da região oeste do estado gaúcho. O modelo mostra ainda previsão de precipitação entre 20 e 30 mm também na região Central. 

Santa Catarina e Paraná também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos nesta terça-feira. O modelo mostra ainda chuvas mais expressivas no oeste dos dois estado na quinta-feira, dia 4. 

Para as demais regiões do país, a Climatempo alerta para risco de raios e chuvas forte em quase todo o Brasil. "O ar quente e úmido está espalhado sobre o Brasil. Nuvens carregadas crescem em quase todos os estados brasileiros provocando várias pancadas de chuva com raios", afirma. 

Com características típicas de verão, as chuvas devem acontecer entre no final do dia e de forma isolada. "Várias pancadas de chuva ao longo do dia podem acontecer no noroeste do Amazonas, na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e noroeste de São Paulo, na divisa do Tocantins com Goiás e entre a Bahia e o Piauí", diz a previsão.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0202
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo o Brasil

O modelo de previsão estendida da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) segue indicando o avanço das chuvas para Minas Gerais, oeste da Bahia e Espírito Santo, sinalizando ainda que os maiores volumes são esperados para essa área nos próximos sete dias. 

Entre os dias 2 e 10 de fevereiro, o modelo GFS mostra ainda chuvas entre 50 mm e 70 mm, sendo os maiores volumes esperados para o Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, a tendência é de chuvas de até 100 mm em Goiás e no Mato Grosso. As mesmas condições são previstas para o Matopiba. 

Já no período entre 10 e 18 de fevereiro, o NOAA indica a redução dos volumes no Rio Grande do Sul e permanência das chuvas na parte Central do Brasil, com precipitação entre 90 e 10 mm.

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo o Brasil:   

NOAA - 0202

Ariane Oliveira - Consultora Técnica de Vendas na Região de Patos de Minas (MG)
Ariane Oliveira - Consultora Técnica de Vendas na Região de Patos de Minas (MG)

Início da safra 2021 na Faz. Consulta no município de Miguelópolis (SP) - Wilber Vilela de Oliveira
Início da safra 2021 na Faz. Consulta no município de Miguelópolis (SP) - Wilber Vilela de Oliveira

Fim de tarde na Chácara Totti Junior no município de Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti
Fim de tarde na Chácara Totti Junior no município de Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário