HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ciclone extratropical se aproxima da região sul do Brasil; Climatempo fala em "Ciclone Bomba"

Publicado em 03/02/2021 10:34 e atualizado em 03/02/2021 11:10
Segundo Inmet, RS deve registrar os maiores volumes, com rajadas de vento e queda de granizo

LOGO nalogo

As previsões do tempo mais recentes indicam que um a formação de um novo ciclone extratropical vai favorecer o aumento de chuvas no Sul do Brasil, com rajadas de ventos e chance de granizo em toda área nas próximas 24 horas. 

 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema de baixa pressão vai se formar entre a Argentina e Urugaui, passando pelo oeste do Rio Grande do Sul, e se caracterizando como ciclone na hora que chegar na costa leste gaúcha. "O sistema vai chegar com muita rajada de vento, volumes significativos e queda pontual de granizo no Rio Grande do Sul", afirma. 

 

Ainda de acordo com a especialista, até o momento, os modelos do Inmet não apontam para um sistema com características de "ciclone bomba", como aconteceu no ano passado em Santa Catarina. "Essa condição de ciclone bomba ainda não é observado pelo Inmet, não apresenta essa característica. Esse sistema que vai acontecer tem as características típicas de verão", complementa a meteorologista. 

 

 
Veja o mapa de previsão atuação do ciclone nos próximos dias: 

Mapa ciclone extratropical - Inmet - 0302
Fonte: Inmet 

 
Já as previsões da Climatempo destacam que alguns modelos meteorológicos apresentam características de ciclone bomba, quando indicam queda de pressão maior ou igual a 24hPa em 24 horas. "Independentemente da denominação do ciclone, esse é um sistema intenso que leva perigo para as áreas de atuação", diz a consultoria. 
 
 
Assim como o Inmet, a previsão também mostra que a formação do sistema deve acontecer na noite desta quarta-feira (3). "No decorrer da quinta-feira, dia 4, o ciclone extratropical atua ao largo da costa gaúcha avançando na direção leste/sudeste. O vento sopra forte no sul e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100km/h no sul e leste gaúchos", afirma. 
 
 
Falando na intensidade da chuva, o modelo Cosmo indica os maiores volumes para o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é de acumulado de até 50 mm no estado gaúcho. O modelo mostra ainda a evolução das chuvas para Santa Catarina e Paraná com precipitação entre 20 e 30 mm nas próximas 48 horas. 
 
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0302
Fonte: Inmet 


Plantação de soja prejudicada devido ao excesso de chuvas em Naranjal, Paraguay - Cledison Conte
Plantação de soja prejudicada devido ao excesso de chuvas em Naranjal, Paraguay - Cledison Conte

Lavoura de soja no município de São Lourenço (PR) - Bruno Rudieri
Lavoura de soja no município de São Lourenço (PR) - Bruno Rudieri

Paulo Henrique Savino, trabalha com mapeamento aéreo do plantio de soja no município de Paragominas (PA)
Paulo Henrique Savino, trabalha com mapeamento aéreo do plantio de soja no município de Paragominas (PA)
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário