HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas retornam com volumes expressivos para o Brasil Central com formação do 1º corredor de umidade do ano

Publicado em 05/02/2021 10:13
Sistema chamado ZCAS intensifica áreas de instabilidade do Norte ao Sudeste do país

LOGO nalogo

O final de semana será marcado pela formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do ano. O sistema tem como característica a formação do corredor de umidade, que intensifica instibilidades do Norte ao Sudeste do país. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação do corredor devolve as precipitações mais expressivas em todo o Brasil Central, sobretudo nas áreas em que a massa de ar seco estava predominante nas últimas semanas. 

Devido às condições observadas nos últimos 15 dias, de tempo seco e altas temperaturas, a especialista alerta que nesta sexta-feira as chuvas podem acontecer com intensidade forte e queda de granizo no centro-sul de Minas Gerais, Rio de Jeneiro, norte de São Paulo e em toda faixa leste do Goiás. "Esse sistema também deve levar alívio nas temperaturas em toda área e as áreas de instabilidades já estão fortes nesta manhã", afirma a especialista. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet, para as próximas 24 horas, prevê chuvas entre 30 e 40 mm no Mato Grosso, pontos de Goiás, norte de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. O modelo mostra ainda o avanço do sistema para áreas do Matopiba ainda neste fim de semana.

No domingo, dia 7 os maiores volumes estão previstos para área leste de Minas Gerais, onde as precipitações podem ultrapassar os 70 mm. Também a partir de domingo, Tocantins, oeste da Bahia podem ter chuvas entre 20 mm e 40 mm, enquanto Maranhão e Piauí devem seguir com tempo estável. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0502
Fonte: Inmet 

 

Enquanto o sistema se forma na região central do país, os três estados da região sul do Brasil devem ter um corte nas chuvas. Segundo o modelo de previsão estendida da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA) sinaliza que entre 5 e 13 de fevereiro, não há previsão de chuvas significativas para os três estados. O modelo GFS também sinaliza a formação do corredor de umidade, assim como o Inmet. 

Entre 13 e 21 de fevereiro, a tendência é de um retorno das chuvas para Santa Catarina e Paraná, com previsão de precipitação entre 40 mm e 50 mm, enquanto o Rio Grande do Sul deve permanecer sem chuvas expressivas. Ainda neste período, o NOAA mostra avanço das chuvas para o Nordeste e permanência das chuvas no Brasil Central. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 0502
Fonte: NOAA 

 

Lavouras de milho e soja Fazenda União em Bom Jesus (PI) - Abel Pieta
Lavouras de milho e soja Fazenda União em Bom Jesus (PI) - Abel Pieta

Soja na Fazenda União com uma ótima raiz no município de Bom Jesus (PI) - Abel Pieta
Soja na Fazenda União com uma ótima raiz no município de Bom Jesus (PI) - Abel Pieta

Deficiência de manganês e ferro no cafeeiro em Garça (SP) - Eng. Agr. Guilherme Botelho
Deficiência de manganês e ferro no cafeeiro em Garça (SP) - Eng. Agr. Guilherme Botelho

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário