HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet mantém maiores volumes de chuvas para o centro-norte do país nesta quarta-feira (10)

Publicado em 10/02/2021 10:30
Climatempo destaca que La Niña já atingiu o pico, impactos ainda são observados no Pacífico

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (10) será marcado por condições típicas de verão na maior parte do país. Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, enquanto o canal de umidade segue favorecendo as chuvas em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, toda a parte centro-sul do Brasil deve registrar chuvas pontuais no fim do dia. 

No Centro-Oeste, segundo o modelo Cosmo do Inmet, os maiores volumes seguem previstos para o norte do Mato Grosso - entre 20 mm e 40 mm nas próximas 24 horas. Em Goiás e no Sudeste, o modelo mantém áreas de instabilidade com chance de chuvas entre 20 mm e 30 mm. 

O canal de umidade segue em atuação também no Matopiba, sendo os maiores volumes previstos para o oeste da Bahia, com precipitação entre 20 mm e 40 mmm, enquanto Maranhão, Piauí e Tocantins podem ter chuvas entre 20 mm e 30 mm nesta quarta-feira (10). 

A consultoria Climatempo destaca que o litoral sul do Rio Grande do Sul, no interior do estado do Rio De Janeiro, na Zona da Mata mineira, na Grande Vitória e no centro-sul do Espírito Santo, têm alerta para temporais válido pelas próximas 24 horas. 

"Também tem alerta para temporais no noroeste de Minas Gerais, Tocantins, no extremo norte de Goiás e de Mato Grosso, no centro-sul e leste do Pará, no centro-sul e leste do Amazonas, em Rondônia, no Acre e no litoral do Amapá", complementa. 

A Climatempo destaca ainda estado de atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos no centro-sul gaúcho, norte e leste de São Paulo no centro-sul, oeste e leste de Minas Gerais, na região do Distrito Federal, em Goiânia e no centro-leste e noroeste de Goiás, no centro oeste e leste de Mato Grosso, no norte do Tocantins, leste e norte do Pará, no interior do Amapá e no norte do Amazonas.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1002
Fonte: Inmet 

Climatempo: Atualização La Niña 

Segundo dados atualizados da Climatempo, o fenômeno La Niña já atingiu o pico, mas os impactos ainda continuam sendo observados no Oceano Pacífico.

"O evento La Niña 2020-2021 já passou pelo seu pico, mas os impactos nas temperaturas, precipitação e padrões de tempestade continuam, de acordo com uma nova atualização da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Apesar da influência geral do resfriamento dos eventos La Niña, espera-se que as temperaturas no continente fiquem acima do normal na maior parte do globo em fevereiro-abril de 2021", disse a publicação. 

Ainda de acordo com a consultoria, o La Niña atingiu pode ter atingido o pico entre outubro-novembro com intensidade moderada. "Há uma probabilidade de 65% de que persista durante fevereiro-abril, com 70% de que o Pacífico tropical retorne as condições neutras do ENSO na temporada abril-junho de 2021. 

Segundo a Climatempo, durante o pico, na América do Sul, "grande Grande parte desta região viu chuvas abaixo do normal nos últimos meses, com o Uruguai, o Brasil central e o norte da Argentina tendo chuvas significativamente abaixo do normal", afirmou. Complementa ainda que a última previsão sazonal global sazonal indica que esta tendência deve continuar.

La Niña - Climatempo
Fonte: Climatempo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário