HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Final de semana tem previsão de muita chuva para o Brasil Central

Publicado em 12/02/2021 09:54 e atualizado em 13/02/2021 06:43
Previsão indica nuvens carregadas em toda área, com destaque para o MT que deve receber os maiores volumes nesta 6ª

LOGO nalogo

O final de semana será marcado por muita chuva no Brasil Central. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o canal de umidade que estava ativo na região já se desconfigurou, mas ainda deixa áreas de instabilidade que devem favorecer a formação de nuvens carregadas já nesta sexta-feira (12). 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet, prevê os maiores volumes no Centro-Oeste, com acumulados entre 20mm e 40mm no Mato Grosso. Ainda nesta região, também são esperadas chuvas mais volumosas no leste de Goiás, com precipitação entre 20mm e 30mm. Também há previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. 

No Matopiba, a tendência é de chuvas em quase todo o Tocantins, Maranhão e áreas do Piauí. Os três estados podem receber chuvas entre 20mm e 40mm, enquanto o oeste da Bahia deve permanecer com tempo estável nesta sexta-feira. 

Já a previsão da Climatempo destaca que a umidade que chega do Norte do Brasil junto com o aquecimento diurno, favorece a formação de nuvens, sobretudo no Sudeste, na região entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A consultoria destaca ainda que os maiores volumes são esperados para o sábado (13) na área. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo sinaliza os maiores volumes para o sul mineiro, entre 20mm e 40 mm, além de mostrar chuvas para o leste de São Paulo e Rio de Janeiro. A tendência é que durante o sábado as chuvas avancem mais ao norte mineiro, aumentando também o volume de água, com precipitação entre 40mm e 50mm. 

As previsões do Inmet mostram também áreas de instabilidades ativas no Sul do Brasil, com destaque para a faixa leste dos estados que devem receber os maiores volumes - entre 20mm e 30mm.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1202
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) traz a previsão de chuvas volumosas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil nos próximos sete dias. 

Segundo o NOAA, as precipitações podem chegar a 125 mm em pontos de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Os mesmos volumes são esperados para o Tocantins e pontos do Maranhão. Já para o Sul do Brasil, o modelo indica uma semana sem chuvas. 

Já no período entre 20 e 28 de fevereiro, a previsão do NOAA mostra uma redução dos volumes em todo o país. No Brasil Central e no Matopiba, as chuvas não devem ultrapassar os 70 mm no período. Mostra ainda a previsão de chuvas para a parte na região Sul, com precipitação entre 80mm e 90mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 1202
Fonte: NOAA 

O ouro do Cerrado, colheita de soja 2021 em Santa Rita do Trivelato (MT) - Ana Moraes
O ouro do Cerrado, colheita de soja 2021 em Santa Rita do Trivelato (MT) - Ana Moraes

Lavoura de soja no município de Borrazopolis (PR) - Otair Senes
Lavoura de soja no município de Borrazopolis (PR) - Otair Senes

O tamanho da plantação de soja da Fazenda Bianco em Cabeceiras (GO) - Elisabete Rosbach @beted.rosbach
O tamanho da plantação de soja da Fazenda Bianco em Cabeceiras (GO) - Elisabete Rosbach @beted.rosbach

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário