Inmet e Faepa fecham acordo de cooperação para melhorar o funcionamento das estações meteorológicas no Pará

Publicado em 18/02/2021 09:44

O INMET, através do 2° Distrito de Meteorologia de Belém (INMET/2°DISME) celebra Acordo de Cooperação Técnica com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato de Produtores Rurais. O objetivo do acordo foi a instalação, operação e manutenção de uma Estação Meteorológica Automática em Santa Maria das Barreiras, no Pará.

A instalação ocorreu no final de dezembro de 2020, sendo a única instalação do ano no estado, o que só foi possível devido ao apoio logístico da FAEPA, que financiou o deslocamento da equipe técnica do INMET, realizou a instalação da Estação e a manutenção de seis Estações Automáticas nos municípios de: Xinguara/PA, Conceição do Araguaia/PA, Marabá/PA, São Félix do Xingú/PA, Castanhal e Tomé-Açú/PA, que estavam inoperantes.

E com objetivo de ampliar as parcerias iniciou-se também um entendimento com algumas prefeituras municipais dos estados do Pará e Maranhão, com a intenção de fechar parcerias que terão como principal objetivo a cessão ou contratação de funcionários para realizar trabalhos de observação, coleta e registro de dados meteorológicos nas Estações Convencionais.

“Essas ações dos Distritos para reativar as Estações Meteorológicas e ampliar a coleta com outras Estações faz parte do plano estratégico do INMET, ou seja, melhoramos a coleta de dados com objetivo de qualificar ainda mais a previsão meteorológica”, relata o diretor do INMET, Miguel Novato.

Na última sexta-feira (05) a prefeitura municipal de Conceição do Araguaia/PA, publicou Portaria com a cessão de um funcionário, com a finalidade de continuar com os trabalhos observacionais da Estação Convencional fundada em 1920.

“A intenção é que a cessão prevista até 31/12/2021, evolua para um Acordo de Cooperação Técnica, só assim será possível manter a Estação funcionando”, afirmou o coordenador do INMET/2º DISME, José Raimundo Abreu de Sousa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário