HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Sexta-feira segue com tendência de muita chuva para o centro-norte do Brasil

Publicado em 19/02/2021 10:26 e atualizado em 19/02/2021 19:40
Volumes de chuvas em toda área continuam acima dos 30mm, o que pode continuar comprometendo a colheita de soja

LOGO nalogo

A previsão do tempo para esta sexta-feira (19) segue indicando mais um dia de muita chuva para o centro-norte do país. A atualização dos modelos Cosmo e GFS, mantêm em destaque as chuvas no Mato Grosso, Matopiba, Minas Gerais e Espírito Santo. 

Para o Centro-Oeste, em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mantém a previsão de chuvas entre 20mm e 40mm no Mato Grosso e em Goiás. Apenas o extremo sul dos dois estados e o Mato Grosso do Sul deve permanecer com tempo seco nas próximas 24 horas. 

Já para o Matopiba, a tendência continua sendo de chuva em toda área, com destaque para áreas do Piauí e Maranhão que podem registrar os maiores acumulados, com até 50mm. Tocantins e oeste da Bahia têm previsão de chuvas entre 20mm e 30mm. 

>> Veja mais informações sobre clima aqui

Assim como já era previsto, as chuvas avançam com mais intensidade para o Sudeste nesta sexta-feira. "As áreas de instabilidade da zona de convergência do Atlântico Sul espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Nordeste, em quase todo o Sudeste e o Centro-Oeste do país e também em grande parte da Região Norte. As nuvens carregadas provocam fortes pancadas de chuva", afirma a Climatempo. 

De acordo com o modelo do Inmet, chove em boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Epírito Santo. O modelo chama atenção do sul do Espírito Santo, onde os volumes podem chegar a 60mm nas próximas 24 horas. Apenas o extremo sul de Minas Gerais e São Paulo devem continuar com tempo estável. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1902
Fonte: Inmet 


Previsão estendida para todo Brasil: 

O modelo de previsão estendida, da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva no Brasil Central e no Matopiba na próxima semana. O excesso de chuvas tem comprometido a colheita da soja em vários pontos do Brasil, como no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. 

Para o período entre 19 e 27 de fevereiro, o NOAA mantém a previsão de chuvas entre 90mm e 10mm. No mapa é possível a formação do corredor de umidade que abrange parte do Sudeste, Matopiba e o Centro-Oeste. A atualização mantém ainda a tendência de tempo seco em toda parte sul do Brasil. 

No período entre 27 de fevereiro e 7 de março, o NOAA mantém a tendência de chuvas nas três regiões, mas diminui os volumes no Matopiba. A previsão indica chuva de até 60mm neste período. 

Já no Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de chuvas entre 80mm e 100mm no período. Para a região Sul do Brasil, o NOAA indica o retorno de chuvas com volumes baixos apenas para Santa Catarina e Paraná - entre 25mm e 30mm, enquanto o Rio Grande do Sul mantém a previsão de tempo estável. 

Veja o mapa de previsão estendida em todo o Brasil: 

NOAA - 1902
Fonte: NOAA 

 

Últimos cinco dias

Os maiores volumes de chuvas foram registrados no centro-norte do país nos últimos cinco dias, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet. 

No Matopiba, os maiores volumes foram registrados no Maranhão e no Piauí, onde os acumulados chegaram a 80mm.  No Tocantins, as chuvas ficaram entre 50mm e 60mm. O extremo leste do estado registrou chuvas de até 80mm. Já no oeste da Bahia a precipitação foi mais baixas, com chuvas entre 25mm e 40mm. 

No Centro-Oeste, os maiores acumulados foram registrados no centro-leste de Goiás e parte norte do Mato Grosso, ficando entre 80mm e 10mm. No Mato Grosso do Sul choveu de forma mais expressiva apenas na região central, com acumulado de 40mm. 

Já no Sudeste, os maiores volumes foram registrados em Minas Gerais. Choveu em todo o estado, com acumulado entre 40mm e 50mm. Os demais estados tiveram chuvas entre 25mm e 30mm. Na região Sul, choveu de forma irregular nos três estados, com precipitação acumulada entre 20mm e 30mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

Últimos 5 dias - Inmet - 190221
Fonte: Inmet

Granizo que caiu no último sábado em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek
Granizo que caiu no último sábado em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek

Chuva chegando na lavoura de soja do Grupo Dario em Formosa do Rio Preto (BA) - Alex Dario
Chuva chegando na lavoura de soja do Grupo Dario em Formosa do Rio Preto (BA) - Alex Dario

O milho crescendo e a apoiadora Taisnanda na Fazenda Caju em Conceição de Macabu (RJ) - Leonardo Tavares @projeto_leite_macabu
O milho crescendo e a apoiadora Taisnanda na Fazenda Caju em Conceição de Macabu (RJ) - Leonardo Tavares @projeto_leite_macabu

Colheita da soja na Fazenda Paraíso no município de Jataí (GO) - Handel Cortês
Colheita da soja na Fazenda Paraíso no município de Jataí (GO) - Handel Cortês

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Leia Mais:

+ Sem trégua na colheita: Modelos indicam próximos dias com muita chuva no Brasil Central e Matopiba

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário