HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Frente fria avança pelo Sul do BR e volta a chover na região; Brasil Central mantém chuva expressiva

Publicado em 24/02/2021 10:07 e atualizado em 25/02/2021 11:15
Sistema vai passar de forma rápida e chega no Sudeste nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

Após um período de 10 dias sem chuvas mais expressivas, o avanço de uma frente fria sobre o Sul do Brasil vai favorecer as chuvas em áreas dos três estados nas próximas 24 horas. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema passa rápido pela região, e favorece o retorno da umidade também em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Já o centro-norte do Brasil continua com previsão de chuvas intensas para os próximos dias. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê os maiores para o leste de Santa Catarina e Paraná nesta quarta-feira (24). Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, no entanto, explica que o centro-norte do Rio Grande do Sul também pode registrar pancadas de chuvas com volumes significativos. 

A tendência é que o sistema passe muito rápido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e na sexta-feira (26) volte a chover de forma mais expressiva no Paraná, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 48 horas. 

A previsão indica ainda que o avanço do sistema também vai favorecer o retorno da umidade para São Paulo e Mato Grosso do Sul. No caso de São Paulo, a frente fria vai se juntar com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), em atuação no Sudeste desde a semana passada, intensificando os volumes de chuvas em todas áreas do estado.

"No sul e leste do estado, atenção para o risco de chuva forte, descargas elétricas atmosféricas e ventania. No norte do estado, as pancadas ocorrem de forma moderada sempre acompanhadas de raios", complementa a previsão da Climatempo para esta quarta-feira. 

Já no Centro-Oeste e Matopiba e Rondônia, as condições continuam sendo de instabilidade nas próximas 24 horas. De acordo com o Inmet, o centro-norte de Goiás, oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Piauí e sul do Maranhão, têm previsão de pancadas de chuva significativas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2402
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (24), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também sinaliza para o retorno das precipitações no Mato Grosso do Sul nos próximos sete dias. Já para  região Sul, apenas o Rio Grande do Sul não tem previsão de chuvas expressivas no período.

Entre os dias 24 de fevereiro e 4 de março, o NOAA mantém a previsão dos chuvas no centro-norte do país, com precipitação entre 80mm e 100mm. Na região Sul do Brasil, a tendência é de precipitação entre 40mm e 60mm em Santa Catarina e no Paraná. 

Entre os dias 4 e 12 de março, o NOAA reduz as chuvas no Nordeste do Brasil de forma mais expressiva. Mantém a condição de chuvas em todo o Brasil Central e mostra o retorno, ainda de forma leve, para o centro-sul do Rio Grande do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

NOAA - 2402
Fonte: NOAA 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário