HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria avança e leva umidade para o Sudeste; Inmet mantém previsão de chuvas no Mato Grosso

Publicado em 25/02/2021 10:33 e atualizado em 25/02/2021 13:34
Leste de SC, PR e SP devem registrar os maiores volumes desta 5ª; Matopiba tem diminuição nos volumes

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a quinta-feira (25) será marcada por um dia típico de verão na maior parte do Brasil. Os volumes mais expressivos de chuva são esperados para o leste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, devido ao avanço de uma frente pela região. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a frente fria chegando na área favorece a formação de nuvens também na demais áreas da região Sudeste, mas que as chuvas devem ter o padrão de verão, acontecendo entre a tarde e noite desta quinta, ganhando intensidade devido ao aquecimento diurno, que também é característico da estação. 

"A condição é de temporal típico de verão. Estamos emitindo o alerta amarelo, que é mais brando, e as pancadas devem acontecer principalmente no período da noite", afirma o meteorologista. Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 30mm no extremo leste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. 

"A passagem de uma frente fria ao largo da costa do estado de São Paulo e a atuação de fortes correntes de ventos na altitude vão favorecer a formação de um evento conhecido como ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul - nos próximos dias. Este sistema é um “canal” de convergência de umidade que traz umidade disponível da Região Norte para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil", complementa a Climatempo. 

Já no Centro-Oeste, a previsão mantém os maiores volumes para o Mato Grosso. De acordo com o mapa, o centro-norte do estado deve registrar chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

No Matopiba, o modelo mantém a previsão de chuvas em toda área, porém com volumes mais baixos quando comparados com os últimos dias. Segundo o Cosmo, os maiores volumes seguem previstos para o Maranhão - entre 20mm e 30mm. Tocantins, Piauí e oeste da Bahia têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2502
Fonte: Inmet 

 

Últimas 24 horas

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuva foram registrados no Centro-Oeste nas últimas 24 horas. 

O mapa mostra que no oeste do Mato Grosso os acumulados chegaram a 40mm, enquanto outras áreas do estado registraram chuvas entre 15mm e 20mm. Em Goiás, os acumulados foram de 30mm. Também choveu no sul do Tocantins, com precipitação entre 15mm e 20mm. 

Já na região Sul do Brasil, as chuvas aconteceram de forma irregular. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná registraram acumulados entre 12mm e 15mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet - 2502
Fonte: Inmet 

Plantio de milho safrinha em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos
Plantio de milho safrinha em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos

Por do sol durante a colheita da soja em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos
Por do sol durante a colheita da soja em Aral Moreira (MS) - Valdeci dos Santos

Colheita noturna de soja sob a luz da lua em Cruzália (SP) - Anderson Totti
Colheita noturna de soja sob a luz da lua em Cruzália (SP) - Anderson Totti

Soja brotando na vagem em Porto dos Gaúchos (MT) - Luiz Henrique Weber
Soja brotando na vagem em Porto dos Gaúchos (MT) - Luiz Henrique Weber

João Francisco na lavoura de café em Lupércio (SP) - Gustavo Kemp
João Francisco na lavoura de café em Lupércio (SP) - Gustavo Kemp

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário