Semana começa com previsão de chuva intensa no Centro-Oeste, Matopiba e região Sul do BR

Publicado em 01/03/2021 10:47
Segundo Inmet, dois sistemas favorecem formação de nuvens carregadas nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

O primeiro dia de março será marcado por chuvas expressivas no Centro-Oeste, Matopiba e região Sul do Brasil. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois sistemas influenciam a formação de nuvens nas três regiões. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, na região Sul do Brasil, um sistema em atuação na atmosfera favorece o avanço da umidade para a região. "Do nordeste do Rio Grande do Sul até o lesde de Goiás, nós temos previsão de bastante chuva hoje", afirma o meteorologista. O modelo Cosmo prevê precipitação entre 30mm e 40mm na área. 

Já no Centro-Oeste, a umidade vindo do Amazonas segue favorecendo a instabilidade e formação de nuvens carregadas. Segundo o modelo Cosmo, as precipitações podem chegar a 60 mm em áreas do centro-norte do Mato Grosso. Goiás e Mato Grosso do Sul também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos.  

A tendência, segundo Mamedes, é que a umidade descendo da região norte ganhe intensidade nos próximos dias, dando origem à formação uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). "Esse sistema se desloca pelo Centro-Oeste e tem como característica se associar com frente fria na região Sudeste", comenta Mamendes. 

Destaca ainda que os modelos apontam que uma frente fria deve se formar pelo leste da Argentina e avançar sobre o Sudeste do Brasil, configurando a ZCAS, ou seja, um novo canal de umidade no Brasil Central dentro das próximas 72 horas. 

No Matopiba, continuam chamando atenção os volumes de chuvas para os próximos dias. Os volumes excessivos dos últimos dias prejudicam a colheita da soja em toda região. Segundo o modelo Cosmo, o norte do Tocantins e Maranhão tem previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas próximas 24 horas. O mapa mostra ainda condição de chuva mais intensa de forma isolada, com precipitação entre 60mm e 70mm nos dois estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0103

Fonte: Inmet 

 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Centro-Oeste e Matopiba nos últimos três dias. 

De acordo com o mapa, Mato Grosso e Goiás registraram chuvas entre 50mm e 80mm. No Matopiba, os mesmos acumulados foram registrados no Maranhão, Tocantins e Piauí. 

Nas demais áreas do país, choveu na região Sudeste com acumulados entre 20mm e 30mm, enquanto o leste de Santa Catarina e Paraná registrou chuvas entre 30mm e 40mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

Últimos 3 dias - Inmet -
Fonte: Inmet

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário