HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Quinta-feira com chuvas intensas e com chance de granizo na região sul do BR e no MS

Publicado em 04/03/2021 10:38 e atualizado em 04/03/2021 13:59
Chuvas continuam no Mato Grosso e no Matopiba, mas volumes começam a diminuir nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

A quinta-feira (4) tem previsão de chuvas expressivas nos três estados da região sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A circulação de ventos em altos níveis da atmosfera vai favorecer o aumento de nuvens carregadas, que deve se associar à formação de uma nova frente fria na sexta-feira (5), aumentando ainda mais a instabilidade em toda áera. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, devido ao aquecimento diurno, condição característica do Verão, as chuvas chegam com intensidade e a faixa oeste da região Sul do Brasil e áreas do Mato Grosso do Sul podem ter queda de granizo nas próximas 24 horas. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuvas entre 20mm e 30mm no centro-norte do Rio Grande do Sul. Para Santa Catarina e Paraná, a tendência é de acumulados de até 40mm nesta quinta-feira (4). No Mato Grosso do Sul, o modelo mostra o avanço da instabilidade nas próximas 24 horas, com destaque para o extremo sul do estado que deve registrar os maiores volumes de chuvas. 

A tendência é que as chuvas ganhem intensidade nas próximas 48 horas, principalmente na região central do Praná - que tem previsão de precipitação entre 60mm e 70mm na sexta-feira (6). "O modelo aponta que o sistema vai avançar para a região Sudeste do país, podendo ser registradas chuvas no sudoeste de São Paulo na tarde de hoje", acrescenta Francisco. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 36 horas no Sul do Brasil: 

Chuvas região Sul - Inmet - 040321
Fonte: Inmet 

Para as demais áreas do país, o Inmet mantém a condição de chuvas para o Mato Grosso e Matopiba, porém com volumes mais baixos em algumas áreas. "No Mato Grosso as chuvas começam a diminuir hoje", comenta Francisco. O modelo prevê chuvas em pontos isolados do estado com até 20mm. "Alerta para temporais também no leste do Pará, em Palmas e no centro, norte, oeste e sul do Tocantins, no oeste de Goiás e no leste de Mato Grosso", acrescenta a previsão da Climatempo. 

+ Problema da chuva foi a intensidade com que chegou no MT e Matopiba, avalia Paulo Sentelhas

Já no Matopiba, as previsões indicam mais um dia de chuvas no Maranhão e no Tocantins, com precipitação entre 20mm e 30mm. A partir de sexta-feira, o modelo Cosmo começa a sinalizar uma redução dos volumes nos dois estados. Oeste da Bahia e Piauí seguem sem previsão de chuvas expressivas.Também continua com tempo estável todo o estado de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os modelos indicam o retorno da umidade para área apenas a partir do próximo domingo, dia 7.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0403
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Matopiba nas últimas 24 horas. 

Choveu em todo estado do Maranhão, com precipitação entre 20mm e 40mm, sendo os maiores acumulados registrados na região leste. As mesmas precipitações foram observadasd no oeste do Piauí. 

Também choveu no Mato Grosso, com precipitação entre 16mm e 20mm. Ainda no Centro-Oeste, também foi registrado chuva isolada em Goiás, com acumulado de 30mm. 

Na parte sul do Brasil, conforme indicavam as previsões, as chuvas retornaram, mas ainda de forma muito irregular. Choveu no extremo norte do Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet - 0403
Fonte: Inmet 

Lavoura de soja em Jaraguari (MS) - Cesar Roos
Lavoura de soja em Jaraguari (MS) - Cesar Roos

Colheita de soja no Porto Mineiro de Grãos e MR Soluções Agrícolas em Cristais (MG) - Márcio Rodrigues
Colheita de soja no Porto Mineiro de Grãos e MR Soluções Agrícolas em Cristais (MG) - Márcio Rodrigues

Consultor técnico Márcio Rodrigues na colheita da soja em Cristais (MG)
Consultor técnico Márcio Rodrigues na colheita da soja em Cristais (MG)

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário