HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas voltam com intensidade para o Sudeste do Brasil neste final de semana

Publicado em 05/03/2021 10:14 e atualizado em 06/03/2021 08:47

LOGO nalogo

As chuvas voltam com intensidade para o Sudeste do Brasil neste final de semana. As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indicam que o avanço de uma frente fria durante esta sexta-feira (5) para São Paulo, vai favorecer o aumento de nuvens carregadas na área. 

Antes de avançar para o Sudeste, o sistema ainda vai favorecer chuvas intensas no Sul do país nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, os maiores volumes são esperados para o centro-norte do Paraná, com precipitação entre 30mm e 60mm. Santa Catarina e Rio Grande do Sul também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

Ao longo do dia, com o avanço do sistema, as chuvas chegam com mais intensidade no centro-sul de São Paulo, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm. A frente vai influenciar ainda a condição de chuvas no Mato Grosso do Sul, também com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. 

Entre sábado e domingo (7), as chuvas chegam também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. "No domingo as chuvas chegam forte em Minas Gerais, principalmente na Zona da Mata Mineira. Sul e noroeste de Minas também tem previsão de muita chuva", afirma Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sudeste no sábado (6): 

Chuvas no Sudeste - Inmet - 0503
Fonte: Inmet 

O avanço da frente e a circulação de ventos também vai favorecer as chuvas no sul de Goias, e para o domingo, a previsão é de acumulados entre 20mm e 30mm. Em algumas regiões do Centro-Oeste e do Matopiba, o volume de chuva pode continuar comprometendo a colheita da soja no Mato Grosso e também no Maranhão.

Segundo Mamedes, os volumes diminuem, mas continua condição de chuva em toda área. Nas próximas 24 horas, os dois estados têm previsão de chuvas entre 20mm e 30mm. A tendência é que os volumes diminuam a partir de sábado (6). 

A cada dia em que as chuvas continuam chegando ao centro-norte do Brasil, a preocupação dos sojicultores aumenta. As regiões onde o excesso de umidade ainda castiga as lavouras, a soja segue perdendo qualidade e a impossibilidade da colheita atgrasa ainda mais o plantio da segunda safra de milho, a qual também está sendo empurrada para fora da janela ideal de cultivo.

Veja a matéria completa aqui: 

>>> Chuvas frequentes e volumosas continuam atrasando colheita e tirando qualidade da soja no centro norte do BR

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0503
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário