Chuvas voltam com intensidade para o Sudeste do Brasil neste final de semana

As chuvas voltam com intensidade para o Sudeste do Brasil neste final de semana. As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e indicam que o avanço de uma frente fria durante esta sexta-feira (5) para São Paulo, vai favorecer o aumento de nuvens carregadas na área.
Antes de avançar para o Sudeste, o sistema ainda vai favorecer chuvas intensas no Sul do país nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo, também do Inmet, os maiores volumes são esperados para o centro-norte do Paraná, com precipitação entre 30mm e 60mm. Santa Catarina e Rio Grande do Sul também têm previsão de chuvas, porém com volumes mais baixos.
Ao longo do dia, com o avanço do sistema, as chuvas chegam com mais intensidade no centro-sul de São Paulo, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm. A frente vai influenciar ainda a condição de chuvas no Mato Grosso do Sul, também com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm.
Entre sábado e domingo (7), as chuvas chegam também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. "No domingo as chuvas chegam forte em Minas Gerais, principalmente na Zona da Mata Mineira. Sul e noroeste de Minas também tem previsão de muita chuva", afirma Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.
Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sudeste no sábado (6):
Fonte: Inmet
O avanço da frente e a circulação de ventos também vai favorecer as chuvas no sul de Goias, e para o domingo, a previsão é de acumulados entre 20mm e 30mm. Em algumas regiões do Centro-Oeste e do Matopiba, o volume de chuva pode continuar comprometendo a colheita da soja no Mato Grosso e também no Maranhão.
Segundo Mamedes, os volumes diminuem, mas continua condição de chuva em toda área. Nas próximas 24 horas, os dois estados têm previsão de chuvas entre 20mm e 30mm. A tendência é que os volumes diminuam a partir de sábado (6).
A cada dia em que as chuvas continuam chegando ao centro-norte do Brasil, a preocupação dos sojicultores aumenta. As regiões onde o excesso de umidade ainda castiga as lavouras, a soja segue perdendo qualidade e a impossibilidade da colheita atgrasa ainda mais o plantio da segunda safra de milho, a qual também está sendo empurrada para fora da janela ideal de cultivo.
Veja a matéria completa aqui:
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

Fonte: Inmet
0 comentário
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra
Planejamento meteorológico se consolida como aliado estratégico do agronegócio
Umidade do oceano mantém instabilidade e chuva persistente | Previsão 05/02/2026