HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul nesta 3ª, aumentando chuva e risco de granizo

Publicado em 16/03/2021 10:28 e atualizado em 16/03/2021 15:24
Nas demais áreas, ar úmido predomina e são esperadas pancadas de chuvas pelo BR

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a terça-feira (16) será mais um dia marcado por pancadas de chuvas pelo Brasil. O destaque do dia, segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, é para o avanço de uma frente fria, que deve entrar pelo Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. 

Os modelos meteorológicos indicam que a frente vai avançar pelo sudoeste do Rio Grande do Sul, aumentando as áreas de instabilidade nas próximas horas, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 36 horas.

Ainda de acordo com o Inmet, devido ao aquecimento diurno, condição característica do verão, é esperado queda de granizo no Rio Grande do Sul. Ainda no Sul do Brasil, a circulação dos ventos vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas no leste de Santa Catarina e Paraná. 

Veja as previsões do modelo GFS para esta quarta-feira (17): 

Previsão GFS - 1603
 

Já para as demais áreas do país, a Climatempo destaca que o ar úmido vai predominar, com tendência de formação de nuvens carregadas em todos os estados, provocando pacandas de chuvas. O ar seco predomina sobre o Espírito Santo, no norte e leste de Minas Gerais e também entre a Bahia e o interior de Pernambuco.

"Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o norte da Argentina e ajuda aumentar as áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e também em Mato Grosso do Sul", complementa a previsão. 

A consultoria alerta para temporais no nordeste e leste do Mato Grosso, no centro-oeste e sul de Goiás e no oeste do Tocantins. "Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e rajadas de vento de forte intensidade nas demais áreas da Região Norte, exceto no estado de Rondônia, no Maranhão e no Piauí", afirma. 

Atenção também para chuva moderada a forte raios na região de Goiânia, em áreas do centro-norte de Goiás, no centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, no centro-norte e sul de Mato Grosso na maioria das áreas de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata mineira e no sul do estado do Rio de Janeiro, no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet mostra os maiores acumulados para o Mato Grosso, com precipitação de até 20mm nas próximas 24 horas. O modelo também reduz as chuvas em toda área do Matopiba, e segundo Mamedes, as chuvas devem acontecer de forma isolada em toda área.

Destaca mais uma vez que o verão acaba oficialmente no próximo sábado, dia 20, e que até lá todas as regiões terão dias típicos da estação, com aquecimento diurno e pancadas de chuvas no final do dia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

Cosmo - Inmet - 1603
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuva foram registrados em Goiás, Maranhão, Piauí e em Minas Gerais nas últimas 24 horas. 

O modelo mostra chuvas entre 20mm e 30mm em Goiás e chuvas entre 30mm e 40mm no sul de Minas Gerais. Também choveu no oeste do Mato grosso, com acumulados entre 30mm. 

Já no Matopiba, as chuvas mais expressivas foram registradas no norte do Maranhão e do Piauí, com acumulados entre 30mm e 50mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Fim de tarde na colheita da soja em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti.
Fim de tarde na colheita da soja em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti.

Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti
Colheita da soja na propriedade do Humberto Totti Netto em Cruzália (SP) - Anderson Rodrigo Totti

Plantação de soja a todo vapor na Serra da Ibiapaba (CE) - Leandro Dal Molin
Plantação de soja a todo vapor na Serra da Ibiapaba (CE) - Leandro Dal Molin

Final de tarde em Espigão Alto do Iguaçu (PR) - Wilson Deitoz
Final de tarde em Espigão Alto do Iguaçu (PR) - Wilson Deitoz

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário