HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Previsão indica retorno de chuvas expressivas no Mato Grosso e Matopiba nesta 5ª feira

Publicado em 18/03/2021 10:16 e atualizado em 18/03/2021 14:37
Meteorologista chama atenção para as condições do solo na área; SP pode ter temporais à tarde

LOGO nalogo

A previsão do tempo para esta quinta-feira (18) indica o retorno de chuvas volumosas no Centro-Oeste, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O excesso de chuvas atrapalhou o avanço da colheita da soja no Mato Groso, e apesar dos volumes terem dimuído nos últimos dias, o estado não teve mais de um dia sem chuvas, o que pode comprometer a condição do solo e trazer algum problema para o desenvolvimento da safra de milho.

"Chamam atenção as chuvas para a região porque o solo já está encharcado e as condições favoráveis para a chuva podem continuar levando problemas ao produtor", comenta Olívio Bahia, meteorologista do Inmet. Segundo o especialista, uma massa de ar quente e úmida, além da circulação dos ventos favorecem a formação de nuvens carregadas na área. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo, também do Inmet, prevê chuvas entre 20mm e 40mm em todas as regiões do Mato Grosso, com destaque para o extremo norte que pode registrar chuvas de até 60mm. Ainda no Centro-Oeste, as previsões também indicam chuvas de até 40mm no oeste do Mato Grosso do Sul e extremo noroeste de Goiás. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Centro-Oeste nas próximas 24 horas: 

Centro-Oeste - Inmet - 1803

Também volta a chover de forma mais expressiva no Matopiba. Segundo o Cosmo, no Tocantins as precipitações podem chegar a 70mm em pontos no centro-norte do estado. No Maranhão a tendência é de precipitação entre 20mm e 30mm. Também chove no Piauí, com destaque para o oeste do estado, que deve receber os acumulados mais significativos. 

Para as demais áreas do Brasil, o Inmet destaca a possibilidade de temporais para São Paulo no período da tarde, com chance de queda de granizo devido ao aquecimento diurno. A tendência é de acumulados entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. No Sul do Brasil, após a passagem rápida de uma frente fria, o tempo volta ficar estável nos três estados, com chance de chuvas pontuais apenas no extremo norte do Paraná. 

Veja o mapa de previsão precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1803
Fonte: Inmet 


Previsão estendida 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta quinta-feira (18) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOA) mantém a previsão de maiores volumes para o Centro-Oeste nos próximos sete dias. 

Entre os dias 18 e 25 de março, o NOAA indica chuvas de até 100mm no Centro-Oeste, sendo os maiores volumes esperados para o Mato Grosso. Ainda no centro-norte do Brasil, o modelo prevê a permanência das chuvas no Matopiba, com destaque para o Maranhão que deve receber os maiores volumes. 

Na próxima semana, a tendência do NOAA é de chuvas entre 60mm e 90mm na região Sul do Brasil e uma diminuição nos volumes na região Sudeste. 

A partir do dia 25, o NOAA reduz os volumes em parte do Centro-Oeste, com destaque para Goiás e Mato Grosso do Sul que devem ter um período seco de sete dias. No Sudeste, entre 25 de março e 3 de abril, o modelo prevê chuvas de até 60mm. 

Já para a região Sul, aumenta os volumes em Santa Catarina, com chuvas de até 100mm, enquanto Rio Grande do Sul e Paraná devem ter chuvas entre 60mm e 70mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 1803
Fonte: NOAA 
 

Últimas 24 horas

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Rio Grande do Sul, com acumulado entre 20mm e 30mm. Também choveu no oeste de Santa Catarina e Paraná, com acumulado de 20mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:  

24 horas - Inmet - 1803
Fonte: Inmet 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário