HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Último dia do verão com pancadas de chuvas pelo Brasil e alerta de volumes expressivos no Matopiba

Publicado em 19/03/2021 10:34 e atualizado em 19/03/2021 11:27
Ar quente e úmido vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas

LOGO nalogo

O última dia de Verão terá características típicas da estação em várias regiões do país. Segundo as previsões meteorológicas mais recentes, o ar quente e úmido vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas pelo Brasil. Nas áreas de produção agrícola, os maiores volumes são esperados para o Mato Grosso e áreas do Matopiba nesta sexta-feira (19). 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que pode ter chuvas de até 50mm nas próximas 24 horas. Ainda no Centro-Oeste, também há previsão de chuvas para o extremo norte do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 30mm. No Goiás, as chuvas tendem acontecer de forma pontual e com chance de granizo em algumas áreas. 

Já no Matopiba, o modelo mostra chuva mais intensa para o norte do Tocantins e sul do Maranhão, com a precipitação podendo ultrapassar os 60mm nas duas regiões. No Maranhão, a tendência é de chuva em todo o estado, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. Também chove no centro-oeste do Piauí, com precipitação de até 30mm. 

Segundo as previsões da Climatempo, as áreas de instabilidade sobre o Maranhão e Piauí serão reforçadas no sábado pela circulação de ventos na atmosfera. "Nas próximas 36 horas, é alto o risco para temporais nos dois estados. A Climatempo alerta para chuva forte e volumosa até sábado (20), com potencial para alagamentos", afirma a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Maranhão e Piauí nas próximas 24 horas: 

Chuvas MA e PI - Inmet - 1903
Fonte: Inmet 

Para as demais regiões do país, o modelo Cosmo mostra chuvas mais expressivas para o leste de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas duas áreas. Ainda no Sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo têm previsão apenas de chuvas pontuais. 

Após a passagem rápida de uma frente fria, a região Sul do Brasil permanece com tempo seco e as temperaturas voltam a subir durante o final de semana.  "No centro-leste de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná, ocorrem pancadas isoladas e no norte paranaense fica em atenção para pancadas de moderada a forte intensidade com raios e ventos", complementa a Climatempo. 

A consultoria destaca ainda que no sábado (20), o ar seco perde força e uma mudança na circulação dos ventos irá favorecer o aumento da umidade. Será um dia de aquecimento pré-frontal. "O primeiro dia do Outono será marcado por sol e calorão no Sul do Brasil, com temperaturas próximas de 34 graus no centro-oeste gaúcho", afirma. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1903
Fonte: Inmet

 

Últimos cinco dias 

Os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados no Matopiba e Centro-Oeste nos últimos cinco dias, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet. 

No Matopiba, conforme era previsto, as chuvas mais intensas foram registrados no norte do Matopiba e do Piauí, com acumulados entre 80mm e 100mm. Também choveu no centro do Tocantins, com acumulado de 50mm. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes de chuvas foram registrados no Mato Grosso e em Goiás, com acumulado entre 20mm e 40mm. 

Nas demais áreas do país foram registradas chuvas entre 20mm e 30mm. Veja o mapa de precipitação acumulado nos últimos 5 dias: 

Últimos 5 dias - Inmet - 1903
Fonte: Inmet 

Soja também protege vidas em Luís Eduardo Magalhães (BA) - Celito Missio
Soja também protege vidas em Luís Eduardo Magalhães (BA) - Celito Missio

Colheita soja 2021 em Palotina (PR) - Adinar Lettrari
Colheita soja 2021 em Palotina (PR) - Adinar Lettrari

Inicio dos tratos culturais na lavoura de arroz em Campos dos Gerais de Balsas (MA) - Aparecida Belinato
Inicio dos tratos culturais na lavoura de arroz em Campos dos Gerais de Balsas (MA) - Aparecida Belinato

Colheita de arroz no Agro Nova Aliança em Lagoa da Confusão (TO) - Guilherme Santaretto
Colheita de arroz no Agro Nova Aliança em Lagoa da Confusão (TO) - Guilherme Santaretto

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário