Outono começa com La Niña: Confira a previsão da Climatempo para todas regiões do país

Publicado em 20/03/2021 09:00 e atualizado em 21/03/2021 07:49
La Niña vai favorecer o antecipação do frio, chamando atenção para o milho safrinha

LOGO nalogo

Às 6h38 de ontem, sábado (20), começou oficialmente o outono no Brasil. Nos próximos dias, todas as regiões do Brasil passarão pela fase de transição, que tem como característica uma redução nos volumes em todas as regiões. De acordo com as informações de Ana Clara Marques, meteorologista da Climatempo, durante o mês de abril os sistema responsáveis pela formação de chuvas nesta época do ano, as frentes frias, devem se tornar menos frequentes.

Região Sul

A tendência, de acordo com a consultoria, é de chuva abaixo na média histórica a região Sul do Brasil. "Com menos precipitação, a tendência é de mais dias seguidos de tempo seco e mais calor que o normal para a época do ano. Apesar disso, as primeiras ondas de frio devem começar já no fim do mês", afirma  previsão. 

A partir do mês de maio, a redução nos sistemas de chuva deve ser ainda mais expressiva, novamente com previsão de volumes abaixo da média histórica. Também a partir de maio, a queda na temperatura passa a ser mais significativa, como é comum da estação. 

Com a aproximação do Inverno, no mês de junho, os modelos meteorológicos mostram a chance de chuvas acima do normal para a faixa leste da região Sul. "Além disso, as massas de ar frio também deverão ser mais fortes e deixarão as temperaturas mais baixas, especialmente no Rio Grande do Sul", afirma. 

Sudeste

Para o Sudeste do Brasil também é esperado uma redução nos volumes de chuva a partir de abril. Segundo a consultoria, ainda são previstas chuvas, podendo ser registrados acumulados acima da média história no centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Nas demais áreas do Sudeste, a tendência é de chuva menos frequente e volumes abixo da média histórica, enquanto as temperaturas ficam elevadas para o período. 

Para junho, são esperados poucos episódios de chuva. "Os volumes acumulados devem ficar próximos à média ou até abaixo do normal para o período, especialmente no interior Paulista", afirma a Climatempo. 

Centro-Oeste

As previsões para o Centro-Oeste indicam chuvas bem distribuídas na primeira quinzena de abril no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, os volumes podem ficar ligeiramente acima da média.  Já em Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser menos frequente, com volumes abaixo da média histórica.

A partir de maio, as condições devem começar apresentar o fim da estação chuvosa no Mato Grosso do Sul, que deve ter chuvas abaixo da média, além de calor intenso. "Nas demais áreas da Região, tanto a temperatura quanto a chuva devem ficar próximos à média histórica", complementa. 

A partir de junho, os fluxos de umidade do interior do país vão provocar vários temporais no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, com expectativa de volumes acima da média histórica. 

Nordeste

No mês de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais afastada da costa norte do Nordeste. Com isso, a previsão é de pouca chuva em grande parte da Região.

Já em maio, os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), responsáveis por grande parte da chuva no litoral norte e leste do Nordeste, estarão menos ativos do que o esperado para a época do ano. Sendo assim, os acumulados devem continuar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas continuam elevadas.

Em junho, as ondas de leste continuam enfraquecidas. Por isso, a chuva continua escassa em grande parte do litoral da Região, com volumes abaixo da média histórica.

Norte

No mês de abril, o posicionamento da ZCIT irá favorecer a formação de mais chuva entre o norte do Amazonas e Pará, em Rondônia e no Amapá. Nas demais áreas da Região, as chuvas devem ser mal distribuídas, com volumes abaixo da média histórica. 

Maio continuará chuvoso no norte do Amazonas, em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá, com acumulados expressivos de chuva ao longo do mês. Os outros estados da Região terão chuvas próximas à média histórica. Em junho, toda faixa norte da Região continuará com volumes de chuva acima da média histórica e temperaturas mais amenas. As demais áreas têm previsão de chuva próxima à média.

Veja os mapas de previsão para abril, maio e junho: 

Previsão Climatempo - Outono

Previsão Climatempo - Outono

Previsão Climatempo - Outono

Antecipação do frio 

A antecipação do frio, condição característica do La Niña, chama atenção dos meteorologistas para o milho safrinha que pode sofrer os maiores impactos com o ciclo alongado da cultura. 

De acordo com informações Luiz Renato Lazinski - agrometeoologista, já foram observadas temperaturas mais baixas do que o esperado para o período em fevereiro no Paraná.

"O frio vem antes e vai embora mais tarde em todo o centro-sul do Brasil. As condições atmosféricas estão muito favoráveis para o avanço de massa de ar polar mais cedo e mais intensa", complementa. Destaca ainda que o maior risco é previsto para o oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo.

Leia Mais:

+ Atenção no milho safrinha: Lazinski alerta para veranicos e antecipação do frio no centro-sul do Brasil

Domingo com pancadas de chuva na maior parte do Brasil/Climatempo

Neste domingo (21), uma frente fria bem organizada avança sobre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, enquanto uma massa de ar seco ganha força sobre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e estados do Sudeste.

As condições da atmosfera favorecem formação de nuvens carregadas sobre Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical volta a intensificar sobre a costa norte do Brasil, aumentando a instabilidade sobre o Amapá e a costa do Pará. Instabilidades tropicais continuam atuando sobre o noroeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

mapa-previsao-2103 (1)
 

Condições do tempo para o dia

Neste domingo, uma frente fria deve avançar sobre o estado do Rio Grande do Sul. No extremo sul do estado, é prevista chuva pela manhã e o tempo começa a abrir a partir da tarde. A região central gaúcha fica sob muitas nuvens e chuva a qualquer hora, já o extremo norte e demais estados do Sul têm sol e pancadas de chuva a partir da tarde.

O tempo segue firme na região central da Bahia e entre o norte de Minas até leste de São Paulo e sul do Rio De Janeiro, com chance de névoa e nevoeiro ao amanhecer na região da Zona da Mata Mineira. O dia será de sol e pancadas de chuva nas demais áreas do Sudeste, do Nordeste e em todo o Centro-Oeste. Somente a costa norte do Nordeste e costa do Pará ficam com tempo mais fechado, com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia, por conta da atuação da ZCIT.

A previsão também é para pancadas de chuva a qualquer hora do dia na maior parte da região Norte. Apenas o norte de Roraima fica com tempo firme, sem previsão de chuva. O oeste do Amazonas e do Acre ficam com muitas nuvens e chuva em vários momentos. 

Alertas e riscos meteorológicos

A maior parte do Rio Grande do Sul fica em alerta para ocorrência de temporais, com raios, chuva moderada a forte e rajadas de vento devido à passagem de uma frente fria. Risco de temporais também entre a costa norte do Ceará e do Pará, ainda que de forma isolada. Risco de chuva forte também no oeste do Amazonas e do Acre.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
NotíciasAgrícolas/Climatempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário