HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Fase de transição entre estações favorece altas temperaturas e pancadas de chuva no fim de tarde

Publicado em 22/03/2021 09:44
Inmet destaca maiores precipitações na faixa leste da região Sul, além de chuvas MA e Centro-Oeste

LOGO nalogo

O outono começou oficialmente no último sábado (20), mas ao longo desta semana ainda serão observadas condições típicas do verão em várias partes do Brasil. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fase de transição entre as estações ainda vai favorecer as altas temperaturas e condições para chuvas no período da tarde. 

De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, uma frente fria na faixa leste da região Sul do Brasil vai favorecer a formação de nuvens no leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina nas próximas 24 horas. O sistema deve ficar concentrado nessa área, sem avançar para as demais áreas do país. "O leste de Santa Catarina fica em alerta para a ocorrência de temporais, por causa de uma frente fria que avança em alto-mar. Há risco de temporais com raios, chuva moderada e rajadas de vento", afirma a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: 

Chuvas - GFS - 2203

Para as demais áreas do Brasil, o modelo Cosmo do Inmet indica chuva smais expressivas apenas no oeste do Mato Grosso, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm, além de previsão de chuvas de até 30mm para o centro-norte do Maranhão. "A maior parte do Centro-Oeste segue com sol e pancadas de chuva a partir da tarde, mas o norte de Mato Grosso pode ter pancadas de chuva já a partir do período da manhã", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2203
Fonte: Inmet 

Além das chuvas, o sistema de chuva vai favorecer a elevação das temperaturas na região. De acordo com o mapa de previsão de temperatura do Inmet, o Paraná pode registrar 35 graus nesta segunda-feira (22).As temperaturas também sobem em São Paulo, com máximas previstas entre 32 e 36 graus no estado. As mesmas condições são esperadas para o Mato Grosso do Sul. Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro-norte do Tocantins, Piauí e Bahia têm previsão de temperatuas entre 30 e 32 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para esta segunda-feira (22): 

Previsão de temperaturas - Inmet - 2203
Fonte: Inmet 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta segunda-feira (22) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê um corte nas chuvas em parte do Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba nos próximos sete dias.

Segundo o NOAA, entre os dias 22 e 30 de março, as chuvas devem fica concentradas no extremo norte e região Sul do Brasil. No Maranhão, a tendência é de chuvas entre 90mm e 100mm no período.

Já na região Sul, a previsão indica chuvas entre 80mm e 90mm no período, com destaque para o leste de Santa Catarina e Paraná que devem receber os maiores volumes. 

A partir do dia 30, a tendência é de mudança nas condições do tempo no Centro-Oeste. O modelo norte-americano prevê chuvas entre 60mm e 70mm no período, acumulados de até 60mm para o Sudeste e chuvas entre 30mm e 50mm na região Sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 2203
Fonte: NOAA  

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário