HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Primeira massa de ar polar do outono deve entrar no Brasil no final de semana; temperaturas abaixo dos 10ºC na região Sul

Publicado em 24/03/2021 09:44 e atualizado em 24/03/2021 10:26 8896 exibições
Bloqueio na região Central do país só deve perder intensidade a partir do dia 30

LOGO nalogo

A primeira massa de ar polar do outono está prevista para entrar no Brasil na última semana do mês. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos dias de março serão marcados por quedas nas temperaturas na região Sul do Brasil. 

O modelo Cosmo, também do Inmet, já sinaliza a presença de massa com origem de ar polar, que deve avançar pelo oeste do Rio Grande do Sul a partir do dia 28, próximo domingo. Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a tendência é que parte do sistema avance para o oceano, mas que as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter temperaturas abaixo dos 10º graus na madrugada. 

Em relação aos episódios de geada, Mamedes afirma que os modelos ainda não mostram a possibilidade, e que a partir de sexta-feira (26), as rodadas devem começar a apresentar se há chances de geadas durante o final de semana. 

Veja o mapa de previsão de avanço de ar polar do Inmet: 

Previsão de geada - Inmet - 2403
Fonte: Inmet 

Já as previsões da Climatempo,  afirmam que entre os dias 29 e 3 de abril, o predomínio vai ser de temperatura baixa durante o final de semana, destacando ainda que as previsões mais longas indicam a chegada de uma frente próximo do dia 3 de abril.

"E acompanhando esta frente fria, temos uma massa de ar de origem polar que entre os dias 4 e 5 de abril predomina sobre o Sul. O frio não vai ser intenso, mas há indicando de geada, com baixo risco", acrescenta a consultoria. Reforça ainda que a Climatempo seguirá acompanhando as rodadas dos modelos meteorológicos para verificar como se comportam as previsões para o período. 

Confira as áreas onde a Climatempo destaca indicativo para geadas:

Previsão geada Climatempo - 2403

 


É importante lembrar que a antecipação do frio já era previsto por especialistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas, e que se trata de mais uma característica do La Ninã. A tendência de frio chegando mais cedo e indo embora mais tarde, levanta preocupação com o milho safrinha que pode sofrer os impactos com as geadas, já que a safra começou a ser semeada mais tarde, devido ao atraso no plantio da soja, também consequência do clima adverso que o produtor vem enfrentando no último ano. 

Leia Mais:

+ Atenção no milho safrinha: Lazinski alerta para veranicos e antecipação do frio no centro-sul do Brasil


Bloqueio atmosférico só deve perder força no dia 30

O bloqueio que impede o avanço das chuvas para o Brasil Central deve continuar atuante até o próximo dia 30 de março. Até lá, as chuvas continuarão restristas aos dois extremos do país, sendo esperadas chuvas apenas na região Sul e Norte do Brasil. 

De acordo com a atualização do modelo GFS, divulgada nesta quarta-feira (24) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), entre os dias 22 e 30 de março, são previstas chuvas entre 50mm e 70mm para os três estados da região Sul, sendo os maiores volumes esperados para o leste de Santa Catarina.  

Na parte norte do país, em relação às áreas de produção agrícolas seguem previstas chuvas no Maranhão, áreas do Piauí, Pará e em Rondônia, com previsão de precipitação entre 70mm e 100mm no período. 

A partir do dia 30, o modelo começa a mostrar o avanço de chuvas para as demais áreas do país, indicando o enfraquecimento do bloqueio atmosférico. Entre os dias 30 de março e 7 de abril, a região central do Brasil deve receber chuvas de até 70mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

NOAA - 2403

 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo mantém as chances de chuvas para o leste de Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos quando comparados com os últimos dias. Mamedes destaca, no entanto, que devido ao aquecimento diurno, o centro-norte de Santa Catarina e o centro-sul do Rio Grande do Sul podem ter queda de granizo pontual nesta quarta-feira (24). 

Nas demais áreas do país, o Inmet destaca que o Centro-Oeste ainda pode ter chuvas com características do Verão, no fim de tarde e com os maiores volumes previstos para o noroeste do Mato Grosso, entre 20mm e 30mm. 

Mantém ainda a condição de chuva mais expressiva no Maranhão, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm em todo o estado, além de chuvas pontuais no Piauí. As demais áreas do Matopiba permanecem com chuvas pontuais e de volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:  

93 horas - Inmet - 2403
Fonte: Inmet 

Colheita de soja em Irati (PR) - Tec. Agrícola Lucas Stroparo
Colheita de soja em Irati (PR) - Tec. Agrícola Lucas Stroparo

Colheita de soja em Irati (PR) - Tec. Agrícola Lucas Stroparo
Colheita de soja em Irati (PR) - Tec. Agrícola Lucas Stroparo

Lavoura de milho no município de Mozarlândia (GO) - Cláudio Calaça
Lavoura de milho no município de Mozarlândia (GO) - Cláudio Calaça

Cláudio Calaçam na lavoura de milho no município de Mozarlândia (GO)
Cláudio Calaçam na lavoura de milho no município de Mozarlândia (GO)

Pôr-do-sol lindo sob a lavoura em Iporã (PR) - Silvane Calgaro
Pôr-do-sol lindo sob a lavoura em Iporã (PR) - Silvane Calgaro

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário