HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com avanço de nova frente fria, sexta-feira tem previsão de chuvas volumosas no Sul do Brasil

Publicado em 26/03/2021 09:40
Maiores precipitações são esperadas para o Rio Grande do Sul, mas sistema vai avançar para SC e PR

LOGO nalogo

Uma frente fria avançando pelo Sul do Brasil vai mudar as condições do tempo em toda a região nesta sexta-feira (26). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva chegou no sul gaúcho durante a madrugada, com tendência de aumentar as precipitações nas próximas 24 horas. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo, também do Inmet, prevê acumulados entre 20mm e 60mm para o centro-sul do Rio Grande do Sul, sendo os maiores volumes esperados para o extremo sul do estado. Devido ao aquecimento diurno, a região pode ter quedas pontuais de granizo nesta sexta-feira (26). 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, a tendência é que o sistema avance para Santa Catarina e Paraná ao longo dia, com previsão de chuvas mais intensas na faixa oeste dos dois estados. Durante o final de semana, a frente fria deve se deslocar pelo oceano, aumentando a chance de chuvas também na faixa leste da região Sul. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no sul do Brasil nas próximas 24 horas: 

Região Sul - Inmet - 2603
Fonte: Inmet 

A circulação dos ventos vai favorecer a formação de chuvas em áreas do Sudeste, mas segundo Andrea, o bloqueio atmosférico que impede o avanço da umidade para boa parte do Brasil Central deve continuar ativo, e chuvas pontuais são esperadas apenas para áreas de São Paulo, leste de São Paulo e no Sul de Minas Gerais. 

Para as demais áreas, seguem previstas apenas chuvas no extremo norte do Brasil. Segundo o Inmet, Maranhão, Piauí e parte do Nordeste têm previsão de chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Também há previsão de chuvas no Mato Grosso e no Tocantins, porém com volumes mais baixos quando comparados aos últimos dias.

"Atenção para a baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul, no oeste e norte de São Paulo, no sul e leste de Goiás, no oeste de Minas Gerais e também na Bahia", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2603
Fonte: Inmet 

 

Últimos 5 dias

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores volumes de chuvas foram registrados no sul e no norte do Brasil. 

Na região sul, os acumulados ficaram entre 25mm e 30mm no centro-leste do Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná registraram acumulados entre 20mm e 40mm. 

Na parte mais alta, o centro-norte do Maranhão teve acumulado entre 80mm e 100mm. No Piauí, os volumes ficaram entre 50mm e 80mm. 

Já no Centro-Oeste, choveu no oeste do Mato Grosso, com precipitaçáo acumulada entre 20mm e 40mm. Nas demais áreas do país, prevaleceu o bloqueio atmosférico, conforme já indicavam as previsões. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 

Últimos 5 dias - Inmet - 2603
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário