HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Maior parte do Centro-Sul do BR terá tempo firme pelos próximos 7 dias e frio

Publicado em 06/04/2021 09:59 e atualizado em 06/04/2021 11:54
Entre os dias 06 e 13 de abril, pontos de MS, GO, MG, SP, PR, SC e RS terão chuvas acumuladas no período de no máximo 10 mm

LOGO nalogo

​A maior parte da região Centro-Sul do Brasil não deve receber chuvas volumosas nos próximos sete dias, segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na região, o estado de Mato Grosso deverá receber os maiores volumes no período.

"Os ventos no alto da atmosfera estão formando um cavado em cima da parte Sudeste do Brasil e isso impede os avanços das frentes frias ao interior do continente", disse ao Notícias Agrícolas Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet.

Veja o mapa com a previsão de chuva para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de chuva para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Entre os dias 06 e 13 de abril, chuvas de até 70 milímetros são esperadas em pontos do extremo Norte de Mato Grosso, além de volumes menores em outros pontos do estado produtor. A condição deve beneficiar o milho safrinha que teve o plantio finalizado no estado.

Já nos outros estados da faixa central do país, a preocupação com as chuvas deve ser bem maior, com previsão apenas de precipitações isoladas.

Pontos dos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão chuvas acumuladas no período de no máximo 10 mm, mas o mapa do Inmet mostra, inclusive, algumas manchas com volumes zerados.

Veja o mapa com a previsão de chuva nas próximas 72 horas em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de chuva nas próximas 72 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O extremo Oeste da região Sul do Brasil até pode receber chuvas moderadas a fortes neste início de semana, segundo o Inmet, mas que não devem avançar ao interior dos estados.

O mapa de previsão de chuva estendida confirma esse cenário de tempo mais firme para a maior parte do Centro-Sul do Brasil. Entre 06 e 14 de abril, o modelo da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês) até mostra volumes mais expressivos no Sul.

Entre 14 e 22 de abril, a condição de irregularidade ainda predominará. "Vamos ver se no decorrer da semana dá uma mudança nisso, porque os padrões estão mudando nesses últimos dias", destaca Assis.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

Mapa de previsão estendida para todo Brasil - Fonte: NOAA
Fonte: NOAA

Semana de frio para Sul e Sudeste do Brasil

As regiões Sul e Sudeste do Brasil deverão ter temperaturas mais amenas nos próximos dias com a entrada de umidade e pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, segundo os modelos meteorológicos. No final de semana, o valor deve retornar.

"A projeção dos modelos meteorológicos indica que a frente fria deve avançar pela costa do Sul do Brasil no início da semana que vem. Com a passagem do sistema, a previsão é de chuva e de queda expressiva nas temperaturas no centro-sul do Brasil, especialmente entre os dias 13 e 14", destaca a Climatempo.

Avisos do Inmet nesta terça-feira

O Inmet tem três alertas de chuva que vão até a manhã desta terça-feira. Tem perigo com chuvas em pontos do Acre, Amazonas e Roraima. Além disso, perigo potencial com chuvas intensas em partes do Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins.

Também tem alerta de perigo potencial com tempestades no extremo Oeste de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Veja o mapa de alertas em todo o Brasil nas próximas 24 horas:


Fonte: Inmet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário