HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sul do BR deve se preparar para possibilidade de geadas, além de tempo seco

Publicado em 08/04/2021 10:14 e atualizado em 08/04/2021 11:02
Somar Meteorologia aponta a incursão de pelo menos três ondas de frio na região a partir da segunda quinzena de abril

LOGO nalogo

​Além de tempo seco nos últimos dias no Sul do Brasil, o que preocupa os produtores de milho safrinha, principalmente no Paraná, a região deve se preparar para ondas de frio nos próximos dias e até possibilidade de geadas, segundo a Somar Meteorologia.

"As ondas de frio ficam cada vez mais fortes no Sul com o passar do outono. São três quedas de temperatura previstas para os próximos 15 dias", prevê a Somar Meteorologia.

A primeira onda de frio na região Sul acontece já no início da próxima semana, com mínimas previstas entre 6°C e 9°C em áreas mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A segunda, mais expressiva, será por volta do dia 19 de abril.

Veja o mapa de temperatura mínima em todo o Brasil no dia 12:

Mapa de temperatura mínima em todo o Brasil no dia 12 - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo a Somar, a segunda incursão terá maior impacto no Sul do Paraná, Serra e Planalto de Santa Catarina e Serra do Rio Grande do Sul. "Há potencial para geadas", destaca a empresa meteorológica.

A terceira queda no Sul ocorrerá no dia 22, com mínima entre 3°C e 6°C na Campanha Gaúcha e mais formação de geadas. "Das capitais, Curitiba sentirá mais as quedas da temperatura com máxima de apenas 17°C na terça-feira da semana que vem".

Veja o mapa de previsão estendida de temperatura para todo Brasil:

Mapa de previsão estendida de temperatura para todo Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Os modelos meteorológicos de previsão precisarão ser analisados dia a dia para confirmar a ocorrência das incursões, assim como a previsão de chuvas para a região Sul prevista para o final desta semana, mas que passa muito rápido pela região.

"Está chegando uma frente fria no Sul, com pancadas de chuva, mas ela está muito devagar, e vai para o oceano", destaca Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Avisos do Inmet nesta quinta-feira

O Inmet emitiu avisos de chuvas intensas para esta quinta-feira (05), com perigo, para áreas do AP, AM, PA e RR, além de chuvas com perigo potencial para pontos do AC, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PI, RO, SP e TO. Além disso, tem  avisos de ventos costeiros para pontos do RS e SC.

Veja o mapa de alertas em todo o Brasil nas próximas 24 horas:


Fonte: Inmet

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário