Áreas de instabilidade avançam e aumentam condições de chuvas no Sul e áreas do Centro-Oeste nesta 6ª

A sexta-feira será marcada pelo avanço de áreas de instabilidade pelo Sul e áreas do Centro-Oeste do Brasil. Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria em atuação na costa do Rio Grande do Sul segue favorecendo a formação de nuvens pela região, inclusive com risco de tempestade nas próximas 24 horas.
De acordo com Mamedes Luiz Melo, metereologista do Inmet, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão na rota da chuva e podem receber os volumes mais expressivos, mas que as chuvas devem acontecer de forma irregular nesta sexta-feira (16). No Paraná, o avanço do sistema deve aumentar as áreas de instabilidade no sudoeste do estado.
Já a consultoria Climatempo destaca que as áreas de instabilidade crescem entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina nesta sexta. " Essas áreas de instabilidade começam a ser reforçadas pela aproximação de uma nova frente fria, e vão espalhar nuvens de chuva por quase todo o Sul do Brasil e também sobre o Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo", afirma.
A consultoria prevê ainda que ventos úmidos devem predominar sobre a região Centro-Oeste do Brasil, o aumento da umidade e o aquecimento diurno favorecem a formação de nuvens carregadas, provocando várias pancadas de chuva em todos os estados. "Essas pancadas de chuva devem acontecer, em geral, com fraca a moderada intensidade, incluindo as capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília", acrescenta.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

Fonte: Inmet
Últimos 5 dias
Nos últimos cinco dias os maiores volumes de chuva foram registrados no Nordeste do Brasi, segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, a região teve acumulados entre 60mm e 100mm.
Choveu no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 15mm e 20mm. Paraná e Santa Catarina permaneceram com tempo estável.
No Centro-Oeste, conforme indicavam as previsões, choveu apenas no centro-norte do Mato Grosso, com acumulado entre 20mm e 30mm no período. Também choveu no Matopiba, com precipitação entre 30mm e 80mm, sendo os maiores volumes registrados no Piauí.
Veja o mapa de precipitação acumulada no período:
Fonte: Inmet
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra