HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Próximos dias terão retorno da chuva para parte do Sul do Brasil e entrada de massa de ar polar

Publicado em 22/04/2021 10:51 e atualizado em 22/04/2021 21:20 7071 exibições
Climatempo prevê risco de geadas para o Sul do país na próxima semana

LOGO nalogo

Uma frente fria ainda em formação na Argentina deve avançar para o Brasil nos próximos dias, aumentando as chances de chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, o Paraná, no entanto, não deve ser beneficiado pelas chuvas, já que a tendência é que o sistema passe muito rápido pela região e avance para o Oceano. 

Em relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo indica que a partir do sábado (24) a umidade deve entrar pelo Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, mas ainda com volumes baixos. No domingo (25), a tendência é que as chuvas ganhem intensidade, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no extremo oeste do MS e acumulados entre 20mm e 30mm no Rio Grande.

Conforme indica o modelo, há condição de chuvas em todo o estado do Rio Grande do Sul e também em Santa Catarina, enquanto no Paraná o extremo sul do estado pode registrar chuvas pontuais. "Apesar de já ser característico da estação essa redução nos volumes, no caso do Paraná, a situação só se agrava com a seca prolongada. Os volumes já estão abaixo há muito tempo", acrescenta. Os modelos apontam ainda que a tendência é que até o final de abril o estado não receba nenhuma chuva significativa. 

Nas demais áreas do país, nesta quinta-feira (22), as chuvas seguem previstas apenas no norte e no nordeste do país. Em relação aos volumes, Maranhão e Bahia devem receber os maiores volumes, com precipitação entre 20mm e 40mm. Também há previsão de chuvas no norte do Mato Grosso e Tocantins, porém com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 22042021

Queda nas temperaturas 

As temperaturas já estão mais baixas pelo Brasil. De acordo com dados do Inmet, a mínima nesta quinta-feira (22) foi de 8.8 graus em Brasília, 6ºC no sul de Minas Gerais e 5ºC nas áreas serranas de Santa Catarina. Após a passagem da frente fria, a tendência é que as temperaturas fiquem ainda mais baixas nos próximos dias. 

O modelo de tendência de temperatura do ar, também do Inmet, mostra que no Mato Grosso do Sul as temperaturas podem cair 4 graus na manhã da próxima segunda-feira (26). "Isso significa que se hoje a temperatura mínima está em 13, na segunda podemos ter registros entre 7ºC e 9ºC. 

O modelo mostra ainda redução nas temperaturas no sul do Mato Grosso do Sul, com queda entre 4ºC e 6ºC. Na região Sul do Brasil, as temperaturas devem cair nos três estados, com destaque para o RS onde o declínio deve ser de até 8 graus. Até o momento, os modelos não sinalizam chances de geadas expressivas, mas Andrea não destacar episódios pontuais nas áreas serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do sul de Minas Gerais. 

Veja o mapa de tendência de temperatura do ar nos próximos dias: 

Tendência de frio - Inmet - 22042021
Fonte: Inmet 

Já de acordo com a Climatempo, o risco de geada aumentar a partir do dia 27, próxima terça-feira. "O frio aumenta nos dias 27 e 28 de abril e o risco de geada aumenta variando de moderado a alto na serra Gaúcha, na serra, nos planaltos sul e norte de Santa Catarina e no sul do Paraná", destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de geada da Climatempo para o Sul do Brasil: 

Climatempo - Geada - 22042021

Climatempo - Geada - 22042021

Climatempo - Geada - 22042021

Colheita de soja na cidade de Getúlio Vargas (RS) - Roges Muzzo
Colheita de soja na cidade de Getúlio Vargas (RS) - Roges Muzzo

Registro da colheita de soja em Mangueirinha (PR) - Edina Franciosi @e_franciosi
Registro da colheita de soja em Mangueirinha (PR) - Edina Franciosi @e_franciosi

Colheita de soja da AgroKrein em Júlio Castilho (RS) - Felipe Vieira de Mello
Colheita de soja da AgroKrein em Júlio Castilho (RS) - Felipe Vieira de Mello

Caminhão carregado de soja na cidade de Getúlio Vargas (RS) - Roges Muzzo
Caminhão carregado de soja na cidade de Getúlio Vargas (RS) - Roges Muzzo

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • luis alfredo alves bela vista do paraíso - PR

    A regiao norte do Paraná está sem chuvas expressivas há mais de 30 dias.... milho safrinha já comprometido... previsoes não tem se confirmado...

    0