HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sul tem temperaturas mais baixas do ano e geadas não estão descartadas na próxima madrugada

Publicado em 27/04/2021 11:05
Serra Catarinense teve a primeira temperatura negativa de 2021, aponta Climatempo

LOGO nalogo

A massa de ar frio que entrou no Brasil nas últimas 24 horas, segue ganhando força e chegou em áreas do Centro-Oeste e Sudeste na manhã desta terça-feira (27). Segundo as previsões mais recentes, a massa de ar seco e fria vai continuar impedindo o avanço de chuvas para boa parte do país e derrubando as temperaturas de norte a sul. 

De acordo com Cleber Sousa, meteorologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Mato Grosso do Sul registrou a temperatura mínima mais baixa do ano, com 10ºC, enquanto as regiões serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram temperaturas próximas de 0 graus. Ainda no Sul do Brasi, General Carneiro/PR teve mínima de 0,6ºC, Caçador/SC registrou 3ºC, Quaraí/RS registrou 5,6ºC. 

Já de acordo com a Climatempo, o município de Vacaria no Rio Grande do Sul teve temperatura em torno de -0,1°C, segundo informações do Epagri/Ciram, ainda segundo a mesma forte Urupema na serra de Santa Catarina teve ainda mais frio com registro de 2,1°C abaixo de zero. "A serra catarinense obteve a primeira temperatura negativa de 2021 durante o  amanhecer desta terça (27) quando as temperaturas chegaram na casa de -2.6ºC em São Joaquim", afirma a consultoria. 

Para a próxima madrugada, a tendência ainda é de temperaturas baixas, com chance de intensificação do frio em todo o Sul do Brasil. De acordo com Cleber, as chances de geadas não estão descartadas nas áreas serranas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém o risco é para geadas pontuais e de fraca intensidade. 

A massa de ar frio vai seguir em atuação também no Sudeste do Brasil, atingindo os quatro estados da região. Na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais também são esperadas geadas pontuais e com intensidade fraca na próxima madrugada. 

De acordo o mapa de previsão de temperatura do INMET, as mínimas devem ficar entre 8ºC e 10ºC na quarta-feira (28) em todo o Rio Grande do Sul. Na divisa com Santa Catarina são previstas temperaturas entre 4º e 6ºC. 

No Paraná e no Mato Grosso do Sul, a previsão indica mínima entre 14º e 18ºC. Em São Paulo, a mínima na quarta-feira deve ser de 18 graus, sendo as mais baixas esperadas para o sul mineiro. 

Veja o mapa com previsão de temperatura para os próximos dias:


Temperaturas - Inmet - 270421
Fonte: Inmet
 

Chuvas

Uma frente fria em atuação no litoral do Rio de Janeiro vai influenciar o sistema de chuva no sul do Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais nas próximas 24 horas. O meteorologista reforça que as chuvas devem acontecer com o padrão da estação, ou seja de forma irregular e sem volumes expressivos na área. 

As mesmas condições são previstas para o norte do Mato Grosso e Goiás nesta terça-feira (27). Já no Matopiba, a Zona Intertropical segue influenciando a formação de nuvens mais carregadas no Maranhão e no Piauí, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm entre esta quarta e sexta-feira (30). 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 270421
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário