HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão estendida mostra nova rodada de chuvas para o Sul, mas condição segue crítica para o Paraná

Publicado em 28/04/2021 10:57 e atualizado em 28/04/2021 13:17
Massa de ar frio segue atuante e próxima madrugada pode ter novos episódios de geada

LOGO nalogo

O modelo de previsão estendida para todo o Brasil, atualizado nesta quarta-feira (28) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê uma nova rodada de chuvas para o Sul do Brasil nos próximos 15 dias e mais uma vez as previsões não mostram condição de chuva para o oeste do Paraná, aumentando ainda mais a preocupação para o milho safrinha.  

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma nova frente fria vai entrar pelo Rio Grande do Sul nos próximos dias, aumentando a formação de nuvens mais carregadas em todo o estado entre dia 28 e 6 de maio, com precipitação entre 60mm e 90mm, sendo os maiores volumes esperados para o extremo sul do estado. 

Ainda neste período, as chuvas podem chegar em áreas de Santa Catarina. A meteorologista reforça que as chuvas devem manter a característica do outono, acontecendo de forma irregular em todas as áreas. 

Já para o Paraná, a previsão estendida mostra condição de chuvas apenas a partir do dia 6 de maio e ainda mais irregular. "As chuvas não chegam em todo o estado, apenas em algumas áreas como o centro e leste do Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm, com destaque para a região oeste que deve permanecer sem chuva", acrescenta a meteorologista. 


Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Previsão estendida - 280421

Fonte: NOAA

A atuação de massa de ar seco e frio segue diminuindo as temperaturas por todo o país. Segundo informações do Epagri/Ciram em Urupema a mínima chegou a -5.4ºC nesta madrugada, superando os -2ºC registrados no dia 27. De acordo com a Climatempo, no Rio Grande do Sul o destaque do frio fica mais uma vez para Vacaria que registrou -3,2°C. 

Ainda no Sul do Brasil, o Inmet registrou temperatura de 0.1ºC em General Carneiro/PR, temperaturas de 2ºC em várias áreas de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.Em Santa Catarina foram registradas geadas em São Joaquim e Vacarias, além de General Carneiro/PR. 

A tendência é que com a chegada da frente fria, a massa de ar frio avance para outras do país, mas para a próxima madrugada ainda há risco de geadas, segundo o Inmet. Com intensidade entre fraca e moderada, as geadas são esperadas no norte do Rio Grande do Sul, várias regiões de Santa Catarina e sul e leste do Paraná. 

Ainda de acordo com Andrea, após a rodada de chuvas uma nova massa de ar frio deve entrar pelo Rio Grande do Sul a partir do dia 5. Os modelos apontam que essa massa de ar frio deve ter mais intensidade, derrubando ainda mais as temperaturas. 

Veja o mapa com a tendência de temperatura nos próximos dias: 

Massa de frio Inmet 280421
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Maria Silva doring Piracicaba - SP

    Olá, acho que vocês falam muito pouco do interior de São Paulo, ... temos muitas lavouras e quase nunca tem notícias de chuvas, aqui região de Piracicaba estamos sofrendo muito com a seca, mas nunca temos informações.

    2