HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria avança e deixa Rio Grande do Sul em estado de alerta para chuvas intensas

Publicado em 04/05/2021 09:56 e atualizado em 04/05/2021 10:59 5546 exibições
Massa de ar frio deve entrar no Sul logo em seguida, derrubando novamente as temperaturas

LOGO nalogo

A chegada de uma frente fria vindo do Uruguai vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (4). As imagens de satélite mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram o avanço sistema, com condição de chuvas expressivas no centro-sul gaúcho. 

Veja as imagens de satélite do Inmet: 

Imagem de Satélite - Inmet - 040521

Fonte: Inmet 

De acordo com a Climatempo, nas róximas 48 horas, as condições gerais da circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, vão dificultar muito a expansão das áreas de instabilidade desta frente fria sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina". Ou seja: nesta terça (4), e também na quarta-feira, dia 5, pouca chuva está sendo esperada para esses dois estados associadas com deslocamento desta frente fria", complementa a consultoria.

Já no caso do Rio Grande do Sul, a circulação dos ventos e alta atmosfera vai favorecer a formação de nuvens carregadas no estado. "É alto risco de fortes pancadas de chuva, com raios e intensas rajadas de vento que podem alcançar até 80 km/h. Há risco de queda de granizo", acrescenta a Climatempo. 
Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no centro-sul do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. A tendência é que o sistema avance de forma rápida para as demais áreas do estado, com previsão de precipitação entre 30mm e 40mm nas demais áreas do estado até quinta-feira, dia 6. 

O modelo indica ainda que o sistema vai avançar para áreas de Santa Catarina e Paraná, porém de forma irregular e com volumes baixos. Nas demais áreas do país, a previsão continua sendo de tempo seco, condição característica da estação.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 
93 horas Inmet - 040521

Fonte: Inmet 

Depois da entrada da frente fria no Sul do Brasil, uma nova massa de ar frio de origem polar vai derrubar as temperaturas em toda a área. Segundo a Climatempo, o declínio começará a ser sentido no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina já na quarta-feira (5).

Porém é a partir de quinta-feira, 6 de maio, que a temperatura deve ter uma queda muito acentuada nos três estados do sul do Brasil. Há previsão de geada na, sexta-feira 7 de maio para a Campanha gaúcha e para áreas do Planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", acrescenta.

O modelo de tendência de temperatura do ar do Inmet também prevê a entrada da massa de ar frio nos próximos dias. De acordo com o Cosmo, as temperaturas podem cair entre 8 e 10 graus no Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance para as demais áreas do país, derrubando as temperaturas também em pontos do Sudeste e no Centro-Oeste. 

Veja o mapa com a previsão de temperatura do ar:

Tendência de temperatura do ar - Inmet - 040521

Fonte: Inmet 

O pequeno Arthur na plantação de sorgo na nova Santa Rosa em Uruçuí (PI) - Claudineia Giboski

O pequeno Arthur na plantação de sorgo na nova Santa Rosa em Uruçuí (PI) - Claudineia Giboski

Lavoura de milho safrinha em Jatai (GO) - Marcelo Vieira

Lavoura de milho safrinha em Jatai (GO) - Marcelo Vieira

Cultura do milho pendoando do produtor Sr. Donizete Moura em Aral Moreira (MS) - Suzana

Cultura do milho pendoando do produtor Sr. Donizete Moura em Aral Moreira (MS) - Suzana

Semi confinamento na Fazenda Canoas em José Bonifácio (SP) - Antônio Rogério

Semi confinamento na Fazenda Canoas em José Bonifácio (SP) - Antônio Rogério

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário