HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com instabilidade no Sul do Brasil; risco de granizo no Paraná nesta 2ª feira

Publicado em 07/06/2021 10:20 e atualizado em 07/06/2021 11:01
Segundo Inmet, tendência é de volumes expressivos nos três estados nas próximas 24 horas

LOGO nalogo

A semana começa com previsão de chuvas expressivas para o Sul do Brasil, segundo as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A passagem de uma frente fria favorece áreas de instabilidade nos três estados, com indicação de acumulados expressivos e risco de granizo entre Santa Catarina e Paraná nas próximas 24 horas. 

De acordo com a Climatempo, no Rio Grande do Sul, pontualmente a chuva pode vir moderada a forte e com alguns raios e rajadas de vento, mas é principalmente entre Santa Catarina e o Paraná que o risco de chuva forte e volumosa é maior, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba. 

"Ao longo da semana, a formação de uma área de um ciclone vai manter as instabilidades na Região Sul. Entre terça e quarta-feira a chuva persiste e as temperaturas seguem amenas", complementa a consultoria. Ainda nesta semana, a tendência é que uma nova frente fria se forme na quinta-feira (10), aumentando as áreas de instabilidade com previsão de chuva e ventos fortes do Rio Grande do Sul até o litoral de Santa Catarina. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas com acumulados entre 20mm e 40mm no norte do Rio Grande do Sul, precipitação de até 50mm no sul de Santa Catarina e volumes entre 40mm e 70mm no centro-sul do Paraná. Já na região norte e noroeste do Paraná são previstos acumulados entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Segundo o modelo, a tendência é que o sistema avance e as áreas de instabilidade se formem também no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm entre terça e quarta-feira. No final de semana, as chuvas devem ganhar força no Mato Grosso do Sul e avançar mais ao norte de São Paulo, aumentando as áreas de instabilidade também no sul de Minas Gerais, porém com volumes baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 070621
Fonte: Inmet
 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (7) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também prevê chuvas apenas para na região Centro-Sul do Brasil nos próximos dias. 

No período entre 7 e 15 de junho, a tendência é de chuvas entre 40mm e 50mm no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo. Para as demais regiões a previsão é de permanência do tempo seco. 

Entre os dias 15 e 23 de junho, o NOAA indica áreas de instabilidade na faixa oeste do Brasil, com previsão de precipitação entre 40mm e 50mm, mantendo as maiores condições de chuvas para o Rio Grande do Sul no período.

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida em todo Brasil:  

NOAA - 070621
Fonte: NOAA 

Milheto, Fazenda Lagoa Vermelha em Chapadão do Sul (MS) - Rodrigo Covaleski
Milheto, Fazenda Lagoa Vermelha em Chapadão do Sul (MS) - Rodrigo Covaleski

Lavoura de milho com dois meses de crescimento sofrendo muito com a seca em José Bonifácio (SP) - Luiz Zaniboni
Lavoura de milho com dois meses de crescimento sofrendo muito com a seca em José Bonifácio (SP) - Luiz Zaniboni

Plantação de Gergelin em Querência (MT) - Luan M Andrade
Plantação de Gergelin em Querência (MT) - Luan M Andrade

Café em Lambari (MG) - Janaína Magalhães
Café em Lambari (MG) - Janaína Magalhães

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário