HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas avançam e chegam com intensidade no Paraná e Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9)'

Publicado em 09/06/2021 10:27
Sistema de chuva deve continuar influenciando formação de nuvens carregadas pelo Centro-Sul do BR

LOGO nalogo

As áreas de instabilidade que favorecem a formação de nuvens carregadas no Sul do Brasil desde o início da semana começam a se deslocar para áreas do Sudeste e Centro-Oeste nas próximas 24 horas, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

De acordo com Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, ainda há condição para chuvas fortes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além dos modelos indicarem o avanço do sistema com chuvas intensas para o norte e oeste do Paraná entre a tarde e noite desta quarta-feira (9). 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo, também do Inmet, prevê acumulados entre 60mm e 70mm para o extremo norte do Paraná. No Rio Grande do Sul os maiores volumes de chuva são esperados na região norte, entre 20mm e 40mm. 

Nas próximas 36 horas a chuva deve ganhar intensidade no centro-sul do Mato Grosso do Sul, com precipitação prevista entre 30mm e 60mm, sendo os maiores volumes esperados para o extremo sul do estado. Os acumulados também ficam mais expressivos para o sul de São Paulo, com acumulados entre 20mm e 30mm. "A maioria das áreas da  Região Centro-Oeste tem uma quarta-feira com sol, calor e algumas nuvens, mas sem condições para chuva. Mas o estado de Mato Grosso do Sul e a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia ficam sujeitas a chuva, com risco de raios", afirma a Climatempo. 

A tendência é que as condições de chuvas persistam no centro-sul do Brasil até, pelo menos, o final de semana. O modelo prevê o avanço das chuvas para o sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, porém com volumes mais baixos. "A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera gera nuvens carregadas sobre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 090621
Fonte: Inmet 


 

Previsão estendida 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quarta-feira (9) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê uma nova rodada de chuvas intensas para o Sul do Brasil na segunda quinzena do mês. 

De acordo com o modelo, no período entre 17 e 25 de junho, um novo sistema deve influenciar a formação de nuvens carregadas, com destaque para Santa Catarina e Paraná que devem receber os maiores volumes de chuvas, com até 100mm. A previsão também sinaliza chuvas para áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo no período. 

Já para os próximos sete dias o NOAA reduziu o volume de chuvas no Sul do Brasil. A previsão segue mostrando condição de chuvas irregulares para áreas do Paraná e Mato Grosso do Sul entre os dias 9 e 17 de junho. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 090621
Fonte: NOAA 

Fazenda Palmital, Santo Antônio do Amparo MG Foto: Carolina Levenhagen e Reinaldo Pitchon
Fazenda Palmital, Santo Antônio do Amparo MG Foto: Carolina Levenhagen e Reinaldo Pitchon

Lavoura de Sorgo Nucid 410 Atlanta - Bom Jesus de Go Produtor Robson Netto Rodrigues
Lavoura de Sorgo Nucid 410 Atlanta - Bom Jesus de Go Produtor Robson Netto Rodrigues

Fazenda Palmital, Santo Antônio do Amparo MG Foto: Carolina Levenhagen e Reinaldo Pitchon
Fazenda Palmital, Santo Antônio do Amparo MG Foto: Carolina Levenhagen e Reinaldo Pitchon

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário