HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alerta laranja: Ciclone extratropical se aproxima do RS com chuva, ventania e risco de granizo

Publicado em 23/06/2021 10:31 e atualizado em 23/06/2021 13:35
Segundo Inmet, condição está sendo monitorada de perto e há risco de estragos em plantações

LOGO nalogo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alterou para laranja o alerta de chuvas intensas na região Sul do Brasil. Um sistema de baixa pressão, vai favorecer a formação de um ciclone extratropical no nordeste da Argentina vai passar pelo Uruguai durante a madrugada e intensifica as condições de chuva e vendaval já a partir de amanhã no Rio Grande do Sul. 

Na tarde de ontem o Inmet já havia publicado um aviso amarelo de chuvas intensas na área, mas de acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, o sistema ganhou intensidade e a área precisa ser monitorada de perto. 

+ Perigo Potencial: Inmet emite alerta amarelo de tempestade no RS; Chuvas devem acontecer entre esta terça e quarta-feira (23)

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o alerta para regiões sul e oeste do RS.  Já o alerta para vendaval é válido para todas áreas do estado. "Vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações", diz o comunicado oficial. 

A previsão da Climatempo também indica a passagem do sistema, mas destaca que os maiores volumes de chuva são esperados para o Uruguai e nas cidades que fazem fronteira com o país vizinho. "Há risco de algumas cidades, tanto uruguaias quanto do Rio Grande do Sul, registrarem mais de 100mm em até 24 horas com grande potencial para alagamentos e deslizamentos", afirma a consultoria. 

Ciclone extratropical - Climatempo - 230621

Os modelos mostram ainda que além da chuva, há risco de granizo e os ventos podem chegar aos 100km/h no Rio Grande do Sul, por isso é alto o risco para destelhamento, quedas de árvore e de postes (assim como queda de energia) em todo o estado, principalmente nas áreas mais centrais.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm no oeste gaúcho nas próximas 36 horas. O modelo mostra ainda que a tendência é que as chuvas avancem para as demais áreas do estado até na sexta-feira (25), favorecendo as áreas de instabilidade também em Santa Catarina e no sul do Paraná, porém com volumes mais baixos. 

Nas demais regiões do país o tempo se mantém seco nos próximos dias. De acordo com o Inmet, a região Central do Brasil continua em estado de atenção para baixa umidade relativa do ar, que mais uma vez pode ficar entre 20% e 30%. Já a previsão da Climatempo indica condição ainda mais crítica, e alerta para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20% no oeste de Goiás e leste de Mato Grosso. 

"Atenção para o ar muito seco ,com umidade relativa do ar entre 21% a 30% nas demais áreas de Goiás e de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal, no centro-oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí, sul do Maranhão, no centro, sul, oeste e sul do Tocantins, oeste de Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo", complementa. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 230621
Fonte: Inmet 

Nascer do sol por Igor da Manav Manutenção de aeronaves LTDA. em Penápolis-SP.
Nascer do sol por Igor da Manav Manutenção de aeronaves LTDA. em Penápolis-SP

Lavoura de trigo em Santa Cruz do Timbó-SC por Orli Junior
Lavoura de trigo em Santa Cruz do Timbó-SC por Orli Junior


Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário