HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Meteorologistas mantêm previsão de geada forte para áreas do milho safrinha na próxima madrugada

Publicado em 29/06/2021 10:35 e atualizado em 29/06/2021 11:24
Massa de ar frio vai avançar com mais intensidade para o Sudeste, com risco de geada também em SP e MG

LOGO nalogo

A massa de ar frio mais intensa do ano derrubou as temperaturas em todo o país nas últimas 24 horas, com registro de geadas em importantes áreas de produção agrícola e a tendência é que o frio fique ainda mais intenso para a próxima madrugada. 

O agrometeorologista Luiz Renato Lazinski mantém a previsão de geada generalizada para a próxima madrugada em todo o Sul do Brasil, com destaque para áreas de produção de milho safrinha no Paraná e Mato Grosso do Sul e o avanço da massa de ar frio para o Sudeste. Além do Brasil, a terça-feira (29) também amanheceu mais gelada no Paraguai e produtores do país vizinho também relatam áreas de milho atingidas pelo evento climático.

Para a próxima madrugada, Lazinski prevê temperaturas abaixo de 0ºC para o oeste e sul do Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul. "Nessas áreas, além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é previsto geada com intensidade entre moderada e forte", comenta o especialista.

Previsão de temperatura mínima para amanhã - modelo GFS
Previsão de temperatura mínima para amanhã - modelo GFS

As atenções seguem voltadas para a produção de grãos, e de acordo com as previões do Sistema de Teconologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a forte onda de ar frio se intensifica ainda mais sobre todas as regiões do estado do Paraná entre a noite da terça-feira e a madrugada de quarta-feira. "O frio será rigoroso em todas as áreas do Paraná, inclusive nas praias e há previsão de geadas para todas as regiões conforme mapa", afirma a publicação oficial.

Mapas Simepar - 290621Mapas Simepar - 290621

Além do Sul, Lazinski, destaca ainda o avanço do frio para o Sudeste, com risco de geada no Sul de São Paulo, chegando até o Sul de Minas, porém com menos intensidade. Lazinski afirma ainda que a massa de ar frio deve seguir derrubando as temperaturas até, pelo menos, quinta-feira (1), quando diminui a intensidade da geada."O que preocupa é a intensidade e mesmo com o frio avançando, na quinta-feira o estrago já pode ser grande nas áreas da safrinha", acrescenta.

Já as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam risco de geada com intensidade moderada no sul e sudoeste de São Paulo, além da Serra da Mantiqueira. A tendência é que as temperaturas também registrem declínio no Norte Paulista, Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, com risco de geada fraca em toda área.  

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias do Inmet:

Temperatura - 93 horas - Inmet - 290621
Fonte: Inmet 

Geada ampla em Pérola do Oeste-PR pelo Eng. Agrônomo Cristian Luiz Zilio.
Geada ampla em Pérola do Oeste-PR pelo Eng. Agrônomo Cristian Luiz Zilio.

Geada ampla em Pérola do Oeste-PR pelo Eng. Agrônomo Cristian Luiz Zilio.
Geada ampla em Pérola do Oeste-PR pelo Eng. Agrônomo Cristian Luiz Zilio.

Camila Daniele Nichtervitz registra a geada em Marechal Cândido Rondon-PR.
Camila Daniele Nichtervitz registra a geada em Marechal Cândido Rondon-PR.

Geada em Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC por Paulo Marcelo Adamek.
Geada em Alto Paraguaçu Itaiópolis-SC por Paulo Marcelo Adamek.

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Karin Diaz Gonzalez São Bernardo do Campo - SP

    Ao estudar massas de ar, a massa de ar quente e úmida da região amazônica tem grande influência sobre as massas de ar polares, empurrando as frentes frias para que elas não entrem no interior do país. Infelizmente, o enfraquecimento dessa importante massa de ar permitiu que a frente fria chegasse até o Acre e que as temperaturas no sul chegassem a temperaturas tão baixas. Ao visualizar está semana as massas de partículas de CO2 no ar, pude verificar que existem fortes queimadas no país nas regiões que deveriam ter massas úmidas densas. Assim, constato que as frentes frias serão mais intensas neste e nos próximos anos, trazendo muitas perdas agrícolas para o país. Seria importante uma união do agronegócio para mútuo apoio, pois enquanto as regiões norte avançam sobre as florestas, as regiões sul têm grandes perdas. Esse processo será cada vez mais intenso.

    49
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Eu tirei foto desse comentário e vou guarda-lo para anos seguintes. Quero ver qual a capacidade dos seres humanos em acertar previsões através de especulação do intuitivo.

      5
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Pelo histórico meteorológico esse fenômeno acontece desde quando eu tinha 5 anos de idade, quando eu ia com meus pais pescar na ilha do bananal em julho. Pegávamos 600 km de terra. Vamos ver se meu intuitivo adquirido com experiência vivida vai dar certo.

      6
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Ilha do Bananal - MT, Brasil.

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      KARIN DIAZ GONZALEZ, não sei qual é sua formação superior ou, se você é uma pessoa que busca na web seus conhecimentos. Mas, gostaria de dar um pitaco... O clima tem a sua maior influência dos oceanos pois, esses representam 2/3 da área do planeta, com um agravante, a água é o corpo que tem a maior capacidade em resistir as elevações/baixas de temperatura entre os elementos da natureza (terra, ar, água). Para você aquecer um litro de água em 1º C, a quantidade de energia gasta é maior do que para aquecer o mesmo volume de terra ou ar. Ou seja, são as propriedades físicas de cada elemento. Ah! Outras influências que a ciência já descobriu, para a definição de um clima, as variáveis que influenciam são: Altitude, Continentalidade e Latitude. ... Procure na web ... Acho que você vai encontrar alguma coisa ...

      17
    • carlo meloni sao paulo - SP

      KARIN voce recebeu muitos deslike, mas eu particularmente gostaria de saber como você consegue analisar as massas de ar umidas amazonicas estando em Sao Bernardo do Campo (capital do PT)---Detectar particulas de CO2 da selva que fica a 2800 km de distancia me parece uma façanha um tanto dificil----Tambem prever que no ano que vem o ciclo sera' igual tem algo a ver com as profecias de Nostradamus---

      6