Chuvas de monções na Índia aumentarão no final desta semana, após irregularidade, diz departamento meteorológico

Publicado em 07/07/2021 11:36

Logotipo Reuters

Por Mayank Bhardwaj

NOVA DELI, 7 de julho (Reuters) - As chuvas de monções da Índia, que se tornaram irregulares no final de junho, aumentarão no final desta semana, disse um funcionário do departamento de clima do país, ajudando os agricultores a acelerar o plantio de safras semeadas no verão e diminuindo as preocupações sobre as condições de tempo seco.

"A monção deve renascer no Sul da Índia em 8 de julho e no centro e Noroeste do país em 10 de julho, e as chuvas devem aumentar em 11 de julho, quando uma área de baixa pressão criará condições mais favoráveis", disse à Reuters Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia (IMD).

Depois de atacar a costa mais ao Sul de Kerala em 3 de junho, a monção cobriu dois terços da Índia no final da primeira metade do mês, quase 15 dias antes do normal. Como resultado, as chuvas ficaram acima da média durante as primeiras três semanas de junho, antes que as monções diminuíssem.

Embora as chuvas de monções, em geral, ainda estivessem 10% acima da média em junho, elas estavam 46% abaixo da média até agora em julho - um mês crucial para o plantio de safras como arroz, milho, cana, algodão e soja.

O IMD define a precipitação média, ou normal, entre 96% e 104% de uma média de 50 anos de 88 cm para toda a temporada de quatro meses começando em junho.

De acordo com o IMD, a precipitação deve ficar dentro da média em julho e, finalmente, seguirá assim durante toda a temporada até o final de setembro.

"Chuvas melhores na segunda metade de julho vão compensar o déficit que vimos no início de julho. Além disso... áreas alimentadas pela chuva na Índia central provavelmente terão boas chuvas, e isso é uma boa notícia", disse Mohapatra.

Quase metade das terras agrícolas da Índia não tem irrigação e depende das chuvas das monções, que respondem por 70%-90% das chuvas anuais. A agricultura contribui com quase 15% para a economia de US$ 2,7 trilhões da Índia, além de sustentar mais da metade da população de 1,3 bilhão de pessoas.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj; Edição de Kirsten Donovan)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário