Chuvas ficam restristas aos extremos Sul e Norte do país, enquanto Brasil Central volta a ficar em alerta para baixa umidade do ar

Publicado em 13/07/2021 10:38
Inmet emite alerta laranja para parte da região Central, onde a umidade pode chegar a 12% nas horas mais quentes do dia

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a terça-feira (13) será mais um dia marcada pelas características típicas do inverno. Os modelos indicam condição de chuva apenas nos extremos do país, enquanto a região central fica mais uma vez em alerta para baixa umidade relativa do ar. 

Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, um sistema de baixa pressão no Paraguai já favorece o aumento de nebulosidade no Rio Grande do Sul, com previsão de avanço da chuva ainda nesta terça-feira para o extremo sul do país.

Apesar das condições de chuvas já nas próximas 24 horas, Naiane destaca que o sistema que vai mudar as condições do tempo em todo Sul do país deve entrar pelo Rio Grande do Sul apenas entre a tarde de quarta e madrugada de quinta-feira (15)."Esse sistema sim deve trazer chuva bastante expressiva, mais intensa e com chance de avançar para Santa Catarina e Paraná", comenta. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo mantém a tendência de chuva abrangente em todo o estado gaúcho, com acumulados de até 30mm. A tendência é o que sistema passe rápido pelo estado, aumentando as áreas de instabilidade já na sexta-feira (16) em Santa Catarina e no sul do Paraná. 

Entre sábado e domingo (18), o modelo mostra chuva ainda mais expressiva em boa parte do Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 50mm. Os modelos mostram ainda o avanço da umidade para o extremo sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

 

174 horas - Inmet - 13072021
Fonte: Inmet 


 

Enquanto a umidade retorna na região Sul, as condições de tempo seco seguem colocando o Brasil Central em estado de alerta. O Inmet emitiu, nesta terça-feira (13), alerta laranja válido para áreas do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Pauo. "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz", afirma a publicação oficial. 

Além desse aviso, o Instituto também emitiu alerta amarelo válido, também para baixa umidade relativa do ar, válido em vários estados da região Central do Brasil. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma. 

Veja áreas em alerta para baixa umidade do ar:

Alerta baixa umidade relativa do ar - 13072021
Alerta baixa umidade relativa do ar - 13072021
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário