Chuvas chegam com intensidade e deixam RS em estado de alerta para tempestade e ventania

Publicado em 14/07/2021 10:42
Apesar de intenso, sistema não tem força para romper bloqueio atmosférico e região Central permanece em alerta de baixa umidade

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões, as chuvas começaram a chegar no Sul do Brasil nas primeiras horas desta quarta-feira (14). De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas no Rio Grande do Sul e deixa todo o estado em situação de alerta. 

"A chuva chega com pacote completo, ou seja, em forma de tempestade com previsão de rajada de vento. Como as temperaturas subiram nos últimos dias, favorece que as chuvas cheguem com força", explica a meteorologista. 

O Inmet emitiu alerta amarelo, válido para esta quarta-feira (14) para chuvas intensas em todo o estado gaúcho. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial do Instituto.

De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que o sistema avance rápido para Santa Catarina e Paraná. Para as próximas 48 horas, o modelo prevê chuvas entre 20mm e 30mm nos três estados. No sábado, dia 17, as chuvas ficam ainda mais intensas na região central do Paraná. 

Andrea destaca que há condição para chuva no extremo sul do Mato Grosso do Sul e no leste Paulista nos próximos dias, porém com volumes baixos. "O sistema não deve ter força para quebrar o bloqueio e a região central permanece com tempo seco e com baixa umidade relativa do ar", acrescenta. 

A previsão da Climatempo destaca que a quarta-feira terá muitas nuvens e chuvas Pancadas de chuva ocorrem também no interior de SE e de AL, na zona da Mata e Agreste de PE, da PB e do RN. Pancadas de chuva passageiras ocorrem no litoral do CE e do PI. O litoral do MA tem sol e pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite

 "Na região Norte, as pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite sobre o centro-norte e oeste do PA, no AP, em RR, no AM (exceto no sudeste do estado) e no centro-oeste do AC.e chuva frequente na faixa litorânea entre Salvador e Natal", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

Próximos dias - Inmet - 14072021
Fonte: Inmet

A atualização de previsão estendida, divulgada nesta quarta-feira (14) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê chuvas mais significativas apenas para uma parte do Paraná nos próximos sete dias. 

De acordo com o NOAA, a tendência é do retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul entre os dias 22 e 30 de julho. O modelo indica chuvas entre 40mm e 50mm em parte do estado gaúcho. O modelo mantém ainda a condição de tempo seco em quase todo o Brasil nos próximos 15 dias. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 14072021
Fonte: NOAA

 Café por Janaína Magalhães, Lambari-MG.
Café por Janaína Magalhães, Lambari-MG

Milho queimado de geada em Cambará-PR, por Laercio Varaquim
Milho queimado de geada em Cambará-PR, por Laercio Varaquim

Trigo em Santo Antônio da Platina-PR, por Renato Cambi
Trigo em Santo Antônio da Platina-PR, por Renato Cambi
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário