Geada forte volta atingir o PR e além da safrinha, aumentam as preocupações com o trigo e hortaliças

Publicado em 19/07/2021 11:20
Produtores relatam que em algumas áreas intensidade foi ainda mais forte que a geada registrada em junho

Logotipo Notícias Agrícolas

Conforme já indicavam as previsões, a segunda-feira (19) amanheceu com ar gelado e novo registro de geada em áreas produtoras no Sul do Brasil. De acordo com imagens e relatos enviados por produtores ao Notícias Agrícolas, mais uma vez áreas do milho safrinha foram atingidas pelo evento climático, além de lavouras de hortaliças e áreas de trigo. 

De acordo com Ricardo Alves Ferreira, produtor em em Ibiporã, no norte do Paraná, a geada desta madrugada foi mais intensa do que a registrada na última semana de junho, aumentando ainda mais as preocupações com o milho safrinha. "Geada severa . Resta saber o grau do estrago, mas nas hortaliças e o que havia sobrado do milho com certeza afetou muito. Trigo em fase de risco também", comenta. 

O produtor comenta ainda que por volta das 7h, as temperaturas estavam em 1ºC na lavoura. Devido ao atraso no plantio, também consequência da irregularidade climática, a colheita ainda nem começou na região. "Está bem atrasado, o que não estragou com a primeira geada, com essa agora aumentou muito prejuízo. As hortaliças são as que mais sofrem e neste momento também o trigo", acrescenta. 

Confira imagens enviadas ao Notícias Agrícolas: 

Geada em IbiporãPR - Envio de Ricardo Alves Ferreira (4)

 

Geada em IbiporãPR - Envio de Ricardo Alves Ferreira (5)
Geada em IbiporãPR - Envio de Ricardo Alves Ferreira (2)

 

Em Coronel Vivida, no sul do estado, o cenário observado por produtores é semelhante, segundo relato de Hélio de Carli. "A temperatura chegou a -1ºC no sudoeste do estado. Atingiu Todo o milho safrinha que já estava comprometido, as pastagens em geral continuam sofrendo. Atualmente a cultura que está sofrendo é o trigo, que já está em fase de alongamento", comenta. 

Em relação à safrinha, Hélio afirma que, pelo menos, 70% da área está para colher. "Praticamente todo ele com perdas superiores a 60% devido às geadas anteriores. A questão do milho, já está defenida, 60 dias de seca, 2 geadas fortes não tem mais o que fazer. No trigo temos que aguardar para ver o estrago", comenta.  

Geada em Coronel VividaPR

O frio também atingiu o noroeste do estado e em Ubiratã, com a safrinha também comprometida pelas irregularidades do clima, a preocupação nesta manhã aumentou em relação ao cultivo do trigo. Segundo relato de Geovani Salvetti, as temperaturas chegaram a -1ºC.

"O milho safrinha já tinha queimado tudo com a geada passada, essa de hoje pegou alguns trigos cacheados e que estavam na bucha também.Os trigos novos não sofreram pelo estágio, cerca de 20% era mais velho na nossa região", comenta. 

Geada em  UbiratãPR  - Envio de Geovani Salvetti (3)

 

Geada em  UbiratãPR  - Envio de Geovani Salvetti (4)

Para a próxima madrugada, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a previsão de geada com intensidade entre moderada e forte no Sul do Brasil, o que aumenta ainda mais as preocupações com as áreas de produção. 

 A previsão é de geada com intensidade  forte em Santa Catarina e sul do Paraná. No Rio Grande do Sul, o centro-norte do estado tem previsão de geada com intensidade moderada. O frio também ganha intensidade no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, e os dois estados têm risco de geada com intensidade moderada em algumas áreas.

As temperaturas devem começar a subir apenas na sexta-feira (23) e até lá, todo o país continua com tempo muito seco. De acordo com o modelo de previsão de temperatura, as temperaturas mínimas devem ficar entre 4 e 6 graus em boa parte do Centro-Sul do Brasil. 

Alerta onda de frio/geada - Inmet - 19072021

Leia mais:

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário