Publicidade

Fortes chuvas matam 18 na Índia e deixam dezenas presas em deslizamentos

Publicado em 23/07/2021 10:03 64 exibições

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI, 23 de julho (Reuters) - Pelo menos 18 pessoas morreram no estado indiano de Maharashtra, depois que chuvas torrenciais de monções causaram deslizamentos de terra e inundações que submergiram áreas baixas e isolaram centenas de vilarejos, disseram autoridades nesta sexta-feira (23).

Os rios em Maharashtra foram inundados depois que as autoridades liberaram água de represas cheias já que muitas partes da costa Oeste receberam mais de 200 mm (8 polegadas) de chuva em 24 horas e algumas partes receberam chuva de 594 mm.

Pelo menos quatro pessoas morreram depois que um prédio desabou na capital financeira Mumbai, e outras 14 foram mortas em quatro deslizamentos de terra em outras partes de Maharashtra, disseram autoridades do governo estadual.

"Operações de resgate estão ocorrendo em vários locais em Satara, Raigad e Ratnagiri. Devido às fortes chuvas e rios inundados, estamos lutando para mover as máquinas de resgate rapidamente", disse um funcionário do governo estadual, que não quis se identificar.

Teme-se que várias dezenas de pessoas tenham ficado presas em deslizamentos de terra nos distritos de Satara e Raigad, disse a autoridade.

Publicidade

Nos distritos costeiros, a marinha e o exército indianos têm ajudado na operação de resgate, disse o ministro-chefe do Maharashtra, Uddhav Thackeray.

Milhares de caminhões ficaram presos em uma rodovia nacional que liga Mumbai ao centro de tecnologia do sul de Bengaluru, com a estrada submersa em alguns lugares, disse outro funcionário do governo de Maharashtra.

Centenas de aldeias e dezenas de cidades nas áreas afetadas de Maharashtra estavam sem eletricidade e água potável, disse ele.

Nos estados vizinhos do sul de Karnataka e Telangana, alguns rios estão transbordando e as autoridades estão monitorando a situação, disseram funcionários do governo.

As chuvas sazonais das monções de junho a setembro causam mortes e deslocamento em massa em todo o sul da Ásia todos os anos, mas também geram mais de 70% das chuvas da Índia e são cruciais para os agricultores.

(Reportagem de Rajendra Jadhav Edição de Joe Bavier)

Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário