Sistema FAEMG aciona técnicos do ATeG para levantar prejuízos com geadas

Publicado em 27/07/2021 16:22

As geadas que castigaram as propriedades mineiras na última semana são prioridade máxima no Sistema FAEMG/SENAR/INAES, que vem efetuando diversas ações para apoiar os produtores. Na manhã desta segunda-feira (26), 120 técnicos de campo e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG foram orientados sobre as iniciativas tomadas em contingência às geadas.

A gerente Técnica do Sistema FAEMG, Aline Veloso, e o gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha de Melo, conduziram a conversa, que contou com o gerente regional Rogger Miranda, da Regional de Passos, uma das mais atingidas pelo problema. Participaram técnicos das cadeias produtivas do café, olericultura, fruticultura e bovinocultura de leite – segmentos que tiveram relatos de impacto da geada.

Bruno Rocha de Melo informa que já está em andamento a realização de um levantamento junto aos produtores rurais assistidos pelo Programa ATeG para identificar de forma mais precisa a dimensão dos impactos causados pelas geadas recentes. “A aplicação do questionário contará com o auxílio dos técnicos de campo do ATeG e os resultados servirão para o Sistema FAEMG desenvolver outras ações e articular junto aos governos Estadual e Federal soluções para que os produtores rurais recebam o auxílio necessário”, concluiu.

Apoio para crédito

“Foram repassadas informações importantes sobre como os produtores devem proceder para buscar a prorrogação do crédito rural junto aos credores, se for o caso, atestando a incapacidade momentânea enfrentada. Muito importante protocolar em duas vias, ficando com uma delas, com a notificação de recebimento. E também como ter acesso à linha de recuperação de cafezais danificados, no âmbito do FUNCAFÉ. Mostramos essas medidas vigentes, conforme publicado no nosso site”, disse Aline Veloso.

“Destacamos que o produtor deve registrar em fotos e em descritivos o que aconteceu na propriedade, identificando as áreas que foram acometidas pela geada. No laudo técnico a ser elaborado é importante que o responsável técnico aponte as estimativas das perdas e de recuperação, a partir das suas avaliações”, destacou a gerente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário