Índia recebe chuvas de monções abaixo da média pela segunda semana seguida e levanta preocupações com safras

Publicado em 12/08/2021 09:22

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI, 12 de agosto (Reuters) - As chuvas das monções na Índia na semana até quarta-feira (11) ficaram abaixo da média pela segunda semana consecutiva, disse o escritório de clima, levantando preocupações sobre a produção de safras semeadas no verão, como algodão, soja, milho e arroz.

A Índia é o maior exportador mundial de arroz e o principal importador de óleos comestíveis. Uma queda na produção pode não apenas limitar as exportações de arroz e algodão, mas também aumentar as importações de óleos comestíveis, como óleo de palma, óleo de girassol e óleo de soja.

A Índia recebeu 35% menos chuvas do que a média de 50 anos na semana até 11 de agosto, com uma queda de até 98% nas regiões de cultivo de algodão e soja no centro e Oeste da Índia, mostraram dados do Departamento Meteorológico da Índia (IMD, em inglês) nesta quinta-feira.

"A distribuição das chuvas foi desigual. Algumas áreas foram inundadas por causa de chuvas excessivas, enquanto outras estão testemunhando estresse de umidade devido um período de seca", disse Harish Galipelli, diretor da ILA Commodities India Pvt Ltd.

"Isso pode levar a rendimentos mais baixos das safras este ano, especialmente em safras como soja, algodão e leguminosas."

Algodão, soja e leguminosas são cultivados principalmente em áreas de sequeiro e a semeadura dessas safras foi atrasada este ano por causa de um período de seca.

Enquanto as chuvas de monções foram 10% acima da média em junho, elas ficaram 7% abaixo da média em julho. No geral, as chuvas ficaram 6% abaixo da média até agora na temporada que começou em 1º de junho.

Os agricultores indianos plantaram safras semeadas no verão em 93,4 milhões de hectares em 6 de agosto, queda de 2,4% com relação ao ano anterior, de acordo com os últimos dados do Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores.

A área plantada com algodão ficou em 11,6 milhões de hectares contra 12,4 milhões de hectares no ano anterior, enquanto a soja cobriu 11,5 milhões de hectares, queda de 2,5% em relação ao ano anterior.

"A monção deve ressurgir na próxima semana. A Índia Central pode receber chuvas acima do normal na segunda metade de agosto e reduzir o déficit de chuvas", disse um cientista da cidade de Pune do IMD.

(Reportagem de Rajendra Jadhav Edição de Mark Potter)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário