Chuvas retornam com muita intensidade para o RS e Inmet emite alerta amarelo para tempestade
![]()
Confirmando as previsões anteriores, uma nova frente fria avança para o Brasil e vai mudar as condições do tempo no Rio Grande do Sul nas próximas horas. Com o avanço do sistema, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de tempestade válido em todo estado. Consequência das altas temperaturas dos últimos dias, a chuva chega com intensidade no estado gaúcho.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial.
As previsões da Climatempo são semelhantes e destacam que a chuva será frequente e generalizada novamente no centro-sul e oeste gaúchos, inclusive na Grande Porto Alegre, com altos volumes acumulados.
"Além disso, a chuva vem acompanhada de raios e fortes rajadas de vento em alguns momentos (60 a 80 km/h). Também não se descarta a possibilidade de granizo. As demais áreas gaúchas ficam no alerta para temporais isolados", acrescenta a consultoria.
Em relação à evolução do sistema, o modelo Cosmo prevê condição de chuva para o centro-oeste de Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Rio Grande do Sul a partir da quinta-feira, dia 26. Nos três estados a tendência é de precipitação entre 20mm e 40mm.
O modelo mostra ainda que as demais áreas do Paraná e Santa Catarina também devem se beneficiar com a chuva, com destaque para o norte do Paraná - onde há previsão de acumulados de até 60mm até o fim da semana. Os mapas também mostram a tendência de avanço para São Paulo, porém com volumes mais baixos.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Nas demais áreas do país a condição continua sendo de tempo muito seco e alerta para baixa umidade relativa do ar. O Inmet mantém, para esta terça-feira (24), o estado de onda de calor e alerta laranja para baixa umidade no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte de São Paulo. "Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias", afirma a publicação na página do Instituto.
Veja as áreas em alerta nesta terça-feira (24):
Quando o assunto é temperatura máxima, o modelo GFS segue indicando máximas de 40 graus na região sul do Mato Grosso nas próximas horas. Nas demais áreas do Centro-Oeste, a tendência é de temperaturas máximas acima dos 30 graus.
Já para o Sudeste e Matopiba, os modelos mostram máximas acima dos 35 graus em boa parte da área. Paraná e Santa Catarina devem registrar temperaturas de até 33 graus, enquanto no Rio Grande do Sul a passagem da frente fria leva certa alívio e apenas o norte gaúcho pode ter temperatura acima dos 30 graus nesta terça-feira.
Veja o mapa de previsão de temperatura para esta terça-feira (24):
![]()
Ypê amarelo na Chácara Totti Junior em Cruzália-SP, foto por Anderson Totti
![]()
Pôr do sol entre folhas do canavial, foto por Suze Timpani de Araraquara-SP
![]()
Colheita de Milho em Palotina-PR. agricultor Edmilson Zabott
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra