HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Inmet mantém estado de alerta laranja para tempestade no RS e SC

Publicado em 17/09/2021 10:00 e atualizado em 17/09/2021 11:33
Semana foi marcada por chuvas mais expressivas atingindo os três estados da região Sul do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de uma semana com chuvas expressivas para o Sul do Brasil, as previsões mais recentes mostram uma trégua rápida nas chuvas no Rio Grande do Sul no início da próxima semana, mas mantém condição de alerta para tempestade no final de semana em algumas áreas.

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmando as previsões anteriores, nos últimos cinco dias os maiores volumes de chuva foram registrados a maior parte no Rio Grande do Sul. 

De acordo com o mapa, o estado gaúcho recebeu chuva em todas as áreas, com acumulados entre 50mm e 60mm. Apenas a parte oeste teve registrou volumes mais baixos, entre 20mm e 30mm. Também choveu em Santa Catarina, com acumulados entre 20mm e 60mm. No Paraná, o acumulado ficou entre 20mm e 50mm, com destaque para o extremo sul que recebeu os maiores volumes. 

A umidade avançou para outros estados, mas ainda sem volumes expressivos. O extremo sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul registraram chuvas entre 15mm e 25mm nos últimos cinco dias. Também choveu no noroeste do Mato Grosso, com acumulados de até 20mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 
 

5 DIAS
Fonte: Inmet


Para as próximas 24 horas, o Inmet mantém a condição de alerta laranja para tempestade para o norte do Rio Grande do Sul e centro-sul de Santa Catarina, válido até as 12h de amanhã. " Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial. 

De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é que as áreas de instabilidade persistam na área até domingo, dia 19. A região Sul terá uma trégua rápida nas chuvas e na segunda-feira, dia 20, o modelo já sinaliza a chegada de um novo sistema trazendo mais chuvas. Para o início da próxima semana, até às 09h58 (horário de Brasília), o modelo Cosmo indicava condição de chuvas apenas para o Rio Grande do Sul. Após a passagem desse sistema, o mapa mostra condição de tempo seco para todo Brasil: 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias: 

 

Precipitação - 93 horas
Fonte: Inmet

Armadilha para identificar presença de cigarrinha na cultura do milho em Antônio Olinto (PR). Envio do Técnico Barão
Armadilha para identificar presença de cigarrinha na cultura do milho em Antônio Olinto (PR). Envio do Técnico Barão

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário