HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Inmet emite alerta de tempestade intensa em boa parte do país; Atenção para granizo no Sul

Publicado em 06/10/2021 10:37 e atualizado em 06/10/2021 11:46
Segundo NOAA, chuvas regulares e com bons volumes são esperadas na segunda quinzena do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

A quarta-feira (6) será mais um dia marcado por chuvas expressivas no sul do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestade no Sul do Brasil, válido até às 11h da quinta-feira (6). De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, um sistema frontal, que já se deslocou pelo oceano, segue favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

93 horas - Inmet - 06102021
Fonte: Inmet

De acordo com o aviso, o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, podem ter chuvas de até 100mm nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma a publicação. 

Além da região Sul, o Inmet emitiu ainda alerta amarelo de chuvas intensas válido no estado do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro e Espírito Santo. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação. 

Veja no mapa as áreas em alerta laranja e amarelo nesta quarta-feira (6):
 

alerta laranja
Alerta amarelo
Fonte: Inmet


Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a previsão de chuvas para o centro-sul do Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 6 e 14 de outubro, o NOAA prevê chuvas entre 60mm e 100mm na região, com destaque para o Sudeste do Brasil que deve receber os maiores volumes no período. 

Já para a segunda quinzena do mês, o NOAA prevê chuvas significativas em boa parte do país. O modelo mostra a formação de um corredor de umidade, com chuvas atingindo boa parte das regiões produtoras com chuvas entre 60mm e 100mm. O NOAA mantém a previsão de tempo seco apenas em algumas áreas do Matopiba, como Maranhão e Piauí. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
 

NOAA - 06102021
Fonte: NOAA

 Jabuticabas de Pomar. Enviada por Hélio de Carli - Cel Vivida-PR
Jabuticabas de Pomar. Enviada por Hélio de Carli - Cel Vivida-PR
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário