HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Fortes áreas de instabilidade avançam e deixam região Sul e MS em estado de alerta nesta 5ª feira

Publicado em 14/10/2021 10:50
Também volta a chover no Brasil Central e Inmet chama atenção para risco de tempestade em algumas áreas

Logotipo Notícias Agrícolas

A região Sul do Brasil volta a ficar em estado de alerta para chuvas intensas nesta quinta-feira (14). De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, uma forte área de instabilidade se desenvolveu no Paraguai, avançou para o Brasil e vai favorecer a formação de nuvens carregadas nos estados da região Sul e também no Mato Grosso do Sul. 

"A chuva veio forte e com ventania, com rajadas de vento que superaram os 70 km/h em várias localidades chegando aos 102 km/h em Xanxerê, no oeste catarinense", afirma a consultoria. 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indicam um dia de bastante instabilidade nessas áreas. De acordo com o modelo Cosmo, há previsão de chuva nos três estados da região Sul, com destaque para o Paraná que deve receber os maiores acumulados - entre 30mm e 40mm nas próximas 24 horas. 

O Inmet também prevê o avanço de nuvens carregadas no Mato Grosso do Sul, com precipitação prevista de até 30mm no centro-sul do estado. As mesmas condições são previstas para o sul de São Paulo nas próximas 24 horas.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", prevê o Inmet

O modelo indica ainda o retorno da umidade para áreas do Brasil Central, conforme já era previsto anteriormente. Volta a chover em áreas de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, porém com volumes mais baixos. 

Na região do Matopiba, os mapas mostram tendência de chuva no Tocantins - com precipitação entre 20mm e 30mm, além de manter a condição de chuva no extremo sul do Maranhão e em áreas pontuais do Piauí e da Bahia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

93 horas - Inmet - 14102021
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário