HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Sistema frontal deixa ES, MG e GO em alerta para chuvas expressivas nesta 3ª feira

Publicado em 19/10/2021 10:44 e atualizado em 19/10/2021 11:29
Nas demais áreas do país, também há condição de chuva, porém com volume mais baixo e menos intensidade

Logotipo Notícias Agrícolas

Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás estão em alerta para chuvas intensas nesta terça-feira (19). As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que indicam tendência de acumulados expressivos na área, além de prevê a chegada das chuvas em forma de pancada, trovoadas e rajada de ventos. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, um sistema frontal associado a atuação de uma frente fria na costa Sudeste do Brasil segue favorecendo a formação de nuvens carregadas nos três estados.

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo indica chuvas entre 20mm e 30mm em todas as áreas do Espírito Santo. Em Minas Gerais, apenas o extremo norte do estado não tem previsão de chuva nas próximas 24 horas. Nas demais áreas, os acumulados podem chegar a 60mm no período. Ainda no Sudeste, também há previsão de chuva em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém com volumes mais baixos. 

Já no Centro-Oeste, as atenções estão voltadas para Goiás. Segundo a meteorologista, a tendência é de chuva durante todo o dia, com previsão de pancadas mais intensas entre a tarde e noite desta terça-feira (19). O mapa indica chuvas entre 20mm e 30mm no estado. 

Para as demais regiões do Brasil, seguem previstas as condições de chuvas nas demais áreas do Centro-Oeste. No Mato Grosso, a chuva deve acontecer em forma de pancada e de forma irregular. Já no Mato Grosso do Sul, o cenário é o mesmo, com exceção do centro-sul do estado que tem previsão de tempo estável. 

No Matopiba, os maiores volumes são esperados em áreas isoladas do Maranhão e do Piauí, onde as precipitações podem chegar a 50mm. Oeste da Bahia permanece sem previsão de chuva nos próximos dias. 

Para o Sul do país, o modelo indica condição de chuva em Santa Catarina e no Paraná, porém com volumes mais baixos quando comparados com os outros dias. No Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas até, pelo menos, o próximo sábado, dia 23.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

93 horas - Inmet - 19102021
Fonte: Inmet 


 

Últimas 24 horas

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em várias regiões do país nas últimas 24 horas, mas ainda de forma muito irregular. 

O mapa mostra chuvas entre 20mm e 40mm em Minas Gerais. Em Goiás, a precipitação também foi irregular, com chuvas entre 15mm e 20mm em todo estado. As mesmas condições foram observadas no Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. 

Já no Sul do Brasil, os dados confirmam as previsões anteriores, com registro de chuvas apenas entre Santa Catarina e Paraná, com acumulados entre 15mm e 20mm nos dois estados. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

 

24 horas - Inmet - 19102021
Fonte: Inmet 

Dona Elenir Kronbauer com a filha Camila e a nora Viviane na colheita -Fazenda Integração em Entre Ijuís (RS)
Dona Elenir Kronbauer com a filha Camila e a nora Viviane na colheita -Fazenda Integração em Entre Ijuís (RS)

Final de Tarde na Granja em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott.
Final de Tarde na Granja em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott.

Foto em Cabeceira Grande (MG). Fonte Notícias Agrícolas
Foto em Cabeceira Grande (MG). Fonte Notícias Agrícolas

Foto em Cabeceira Grande (MG). Fonte Notícias Agrícolas
Foto em Cabeceira Grande (MG). Fonte Notícias Agrícolas

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário