HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Alerta de chuvas expressivas no Centro-Norte do BR; Inmet monitora condições

Publicado em 20/10/2021 10:57 e atualizado em 20/10/2021 11:43
Minas Gerais e Espírito Santo seguem com previsão de maiores volumes de chuva nesta quarta-feira (20)

Logotipo Notícias Agrícolas

A quarta-feira (20) será mais um dia marcado por pancadas de chuvas e acumulados expressivos em boa parte do país, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Centro-Norte do Brasil segue em alerta para pancadas de chuvas com trovoadas e ventania, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo que devem receber os maiores volumes de chuva. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, após a passagem de uma frente fria, áreas de instabilidade associadas à umidade descendo do Amazonas favorecem a formação de nuvens carregadas em toda área. A tendência é de que o tempo continue instável também nos próximos dias, inclusive com avanço da chuva com volumes expressivos para Bahia. 

"Nuvens carregadas crescem sobre o Centro-Oeste sobre o Norte do Brasil por causa do ar quente e úmido que predomina sobre estas regiões. Massas de ar seco predominam sobre o Sul do Brasil, sobre o Mato Grosso do Sul e pelo interior do Nordeste dificultando a formação de nebulosidade", complementa a previsão da Climatempo. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre 30mm e 60mm em Minas Gerais e no Espírito Santo nas próximas 24 horas. Segundo a meteorologista, o dia pode ser marcado por chuvas contínuas e apenas no extremo norte de Minas Gerais a umidade ainda começa a chegar e as chuvas devem acontecer entre a tarde e noite desta quarta-feira (20). 

No Centro-Oeste, o alerta segue mantido para Goiás e no Distrito Federal. Segundo o Inmet, desde ontem chove com acumulados significativos, provocando alagamentos e deslizamentos em vários pontos da região. Também há previsão de chuvas no Mato Grosso, porém com volumes mais baixos. No Mato Grosso do Sul, a tendência é de permanência de tempo estável. 

Também chove no Matopiba e com previsão de pancadas no final do dia no Tocantins, Maranhão e Piauí. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial do Inmet. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 20-10-2021 10-57-58
Fonte: Inmet 


Foto em Cabeceira Grande (MG). Envio de Rhennan Stefanini 
Foto em Cabeceira Grande (MG). Envio de Rhennan Stefanini

Foto em Cabeceira Grande (MG). Envio de Rhennan Stefanini
Foto em Cabeceira Grande (MG). Envio de Rhennan Stefanini

Safra 21/22 no Oeste Baiano. Envio de @augusto.crdz - AgroGallo.
Safra 21/22 no Oeste Baiano. Envio de @augusto.crdz - AgroGallo

Plantio de soja na Fazenda Santa Rita em Paracatu (MG). Envio de João Luiz Pinton
Plantio de soja na Fazenda Santa Rita em Paracatu (MG). Envio de João Luiz Pinton
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário