HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Chuvas dão trégua no Sul e Norte, ficando restritas ao Brasil Central nesta semana

Publicado em 25/10/2021 10:32 e atualizado em 25/10/2021 11:23
Segundo a previsão estendida, chuvas devem voltar ao Sul e Norte com volumes significativos na virada do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo atualização divulgada nesta segunda-feira (25) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), os próximos dias serão marcados por chuvas mais expressivas na região Central do Brasil, norte e sul do Brasil devem ter uma trégua nas precipitações após um final de semana com acumulados significativos nas duas áreas. 

No período entre 25 de novembro e 2 de outubro, o modelo norte-americano prevê chuvas entre 70mm e 90mm no Sudeste do Brasil, com destaque para Minas Gerais que deve receber os maiores volumes e com chuvas abrangentes em todo o estado. 

Também neste período, o NOAA mantém a previsão de chuva para Goiás e Mato Grosso, também com precipitação entre 70mm e 90mm no período. No Matopiba, áreas da Bahia e de Tocantins devem receber os maiores volumes de chuvas nos próximos sete dias. 

A partir do dia 2 de novembro, a tendência é de mudança nos padrões de chuva em algumas áreas do país. O NOAA mantém os menores acumulados previstos para a parte Sul do Brasil, e apenas o oeste do Rio Grande do Sul deve ter chuvas mais significativas entre os dias 2 e 10 do próximo mês. 

O mapa também mantém a condição de chuvas no Brasil Central e o avanço da umidade com chuvas mais expressivas para o Matopiba. De acordo com o NOAA, oeste da Bahia, Piauí e Maranhão podem registrar chuvas acima dos 125mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA
Fonte: NOAA 


 

Últimos três dias 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os últimos três dias foram marcados por chuvas no Sul e no Norte do país. 

Na região Sul, os maiores volumes foram registrados no Paraná - com acumulados entre 40mm e 60mm. Também choveu em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com acumulados entre 30mm e 50mm no período. 

Os volumes também foram mais expressivos no Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 40mm e 50mm. Também choveu em São Paulo, com registros entre 20mm e 50mm. 

Voltou a chover de forma mais expressiva em áreas do Matopiba. Os maiores acumulados foram registrados na Bahia, entre 20mm e 40mm e no Piauí com chuvas acima de 50mm em algumas áreas. Tocantins e Mato Grosso registraram chuvas entre 30mm e 40mm no período. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias em todo Brasil: 

 

3 DIAS
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário